Os Raspberry Pi 2 e 3 contam com suporte oficial da Microsoft e podem rodar o Windows IoT, uma versão do Windows 10 específica para aplicações e projetos construídos em torno do conceito de Internet das Coisas.

Console de videogame feito com lata de balas roda jogos clássicos

O suporte oficial garante a desenvolvedores acesso a documentação e produtos da Microsoft, como a Cortana, novidade que chegou ao Windows IoT na atualização Creators Update. No tutorial abaixo, você vai aprender a instalar o sistema operacional da Microsoft na sua versão específica para os Raspberry Pi 2 e 3.

Aprenda como instalar o Windows IoT no Raspberry Pi (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Baixe e instale o Windows IoT Core Dashboard em seu PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. A maneira mais fácil de instalar o Windows IoT em um Raspberry Pi é usando o Windows IoT Core Dashboard. Baixe e instale o aplicativo no seu PC.

Clique para configurar um novo dispositivo com o Windows IoT (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Depois da instalação concluída, abra o Windows IoT Core Dashboard em seu PC. Em seguida, clique em “Configurar um novo dispositivo”.

Preencha os campos de acordo com a imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na nova tela, defina o “Tipo de Dispositivo” como Raspberry Pi 2 ou 3. Selecione a versão mais recente do IoT disponível e certifique-se de que seu cartão microSD está selecionado em “Unidade”.

Antes de baixar e instalar, você terá que definir uma senha de administrador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Será obrigatório que você defina uma senha de administrador. Em seguida, aceite os termos e clique em “Baixar e Instalar”.

... class="foto componente-conteudo"> Você pode acompanhar a instalação pelas barras de progresso (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. O download e instalação serão iniciados. Basta aguardar.

Confirme a mensagem e espere a cópia do sistema para o cartão de memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Depois de alguns minutos, você verá uma mensagem de confirmação. Em seguida, o Windows copiará os arquivos para o cartão microSD.

Tela avisa que a instalação está concluída e que você já pode rodar seu cartão no Raspberry Pi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Quando chegar na tela mostrada na imagem acima, seu cartão estará pronto para voltar para o Raspberry Pi.

Windows IoT Core no Raspberry Pi

Windows IoT Core tem interface simples e é fácil de configurar (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Diferente do Windows 10 para desktops, a edição IoT do sistema conta com interface bem simples e um processo de configuração que consiste apenas na seleção de idioma e definição de configurações de rede. 

Depois da configuração concluída no Raspberry, você poderá encontrá-lo via "Meus dispositivos" no Windows IoT Core Dashboard (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Assim que você conectar o Raspberry Pi com Windows IoT à sua rede, será possível encontra-lo no Windows IoT Core Dashboard, como mostra a imagem acima.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.