Jogos de luta foram alvo de muitas pol?micas durante os anos 90, principalmente ap?s o lan?amento do cl?ssico Mortal Kombat e sua viol?ncia nunca antes vista na ?poca. Por?m, conforme os tempos passaram as controv?rsias tamb?m mudaram e hoje muitos t?tulos s?o criticados por temas como sexismo. Confira alguns dos jogos de luta mais pol?micos de todos os tempos.

Mortal Kombat X: veja os requisitos da vers?o PC do jogo de luta

Jogos de luta come?aram polemizando pela viol?ncia e hoje s?o criticados por sexismo (Foto: Game Informer)

Mortal Kombat?(Fliperama, Super Nintendo, Mega Drive)

A era das pol?micas nos jogos de luta come?ou com o sucesso de Mortal Kombat devido ao excesso de viol?ncia que ele apresentava. Ao final dos combates jogadores executavam seus oponentes com os sangrentos ?Fatality? que pareciam bem realistas para a ?poca, j? que os gr?ficos dos lutadores eram fotos digitalizadas de atores reais. Nas convers?es para os consoles muita coisa acabou sendo censurada e Mortal Kombat foi o centro desse tipo de pol?mica por muito tempo.


Pit Fighter (Fliperama)

Apesar da popularidade de Mortal Kombat e da grande controv?rsia levantada, o jogo n?o foi o primeiro a utilizar fotos digitalizadas para deixar seus gr?ficos mais realistas. Pit Fighter foi o primeiro t?tulo ocidental com esses visuais e chegou a levantar uma pequena pol?mica sobre a viol?ncia mais real. Por?m, com uma jogabilidade pouco precisa ele n?o chegou a fazer muito sucesso, deixando o problema para estourar na m?o de Mortal Kombat.


Eternal Champions (Mega Drive)

Aproveitando a onda das pol?micas, a Sega desenvolveu sua pr?pria vers?o de um jogo de luta controverso, Eternal Champions. A jogabilidade contava com um sistema de batalha relativamente original, o qual dividiu p?blico e cr?tica em sua complexidade, por?m o destaque foi novamente para as finaliza??es violentas, talvez as primeiras a ultrapassarem Mortal Kombat.


Bikini Karate Babes (PC)

Quando as controv?rsias sobre viol?ncia realista pelo uso de fotos digitalizadas j? estavam superada, Bikini Karate Babes as trouxe de volta, agora sob a ?tica do sexismo. Tratava-se de um game de luta com uma jogabilidade p?ssima e um elenco unicamente feminino. As personagens se enfrentam vestindo apenas biqu?nis e com golpes que as colocavam em posi??es desconfort?veis.


Dead or Alive Dimensions
(Nintendo 3DS)

A s?rie Dead or Alive sempre levantou pol?mica por explorar o visual de suas belas personagens, ?s vezes at? com modos especiais para observ?-las. Por?m, isso se tornou um problema muito maior em Dead or Alive Dimensions, que deixou de ser lan?ado em alguns pa?ses. Como algumas lutadoras s?o menores de idade, coloc?-las em situa??es er?ticas violaria algumas leis relativas ? pedofilia, mesmo sendo apenas virtuais.


Skullgirls
(Diversos)

Muitos anos ap?s Bikini Karate Babes o problema do sexismo continuou criando pol?micas na ind?stria, como com Skullgirls. Alguns jogadores reclamaram que as personagens se vestem e se exp?em de maneiras inadequadas, objetificando-as. O artista Alex Ahad defendeu o jogo e mencionou que alguns detalhes, como foco no balan?o de seios, eram por conta pr?pria da animadora do game, uma mulher.

... dth: 100%; height: 100%;">


Senran Kagura Shinovi Versus
(PS Vita)

Inicialmente uma s?rie Beat?em Up no Nintendo 3DS, as ninjas de Senran Kagura embarcaram no g?nero de luta no port?til da Sony. Assim como na Nintendo, as roupas das lutadoras s?o rasgadas de acordo com o dano que sofrem. Por?m, no PS Vita, ? poss?vel despi-las at? a ?ltima camada de roupa, deixando-as apenas com um efeito de censura de nudez. Este ? literalmente o limite do que pode ser mostrado em um videogame segundo ?rg?os de classifica??o et?ria.


Thrill Kill (PlayStation One)

Voltando um pouco para a viol?ncia, Thrill Kill ? um dos t?tulos menos conhecidos dessa lista, pois a pol?mica em torno dele acabou cancelando seu lan?amento. Originalmente ele seria um jogo de luta em arena, para at? 4 jogadores, com um sistema de combate que envolvia muita viol?ncia, inclusive desmembramentos dos lutadores. Como o game foi cancelado ele acabou vazando na internet, onde os curiosos descobriram que ele na verdade era p?ssimo.


Qual ? o seu jogo de luta favorito?
Comente no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.