Os celulares com funções inteligentes começaram a ganhar popularidade no final dos anos 2000 e, atualmente, já representam 84% das vendas de telefones móveis. Durante esse percurso, muitos aparelhos acabaram caindo em desuso, já que seus recursos foram incorporadas aos smartphones – dispositivos muitas vezes menores e mais leves do que as tecnologias antigas.

O MP3 player perdeu o espaço no bolso do consumidor. Hoje, o telefone consegue reproduzir horas consecutivas de músicas até descarregar completamente. Além disso, ele serve como uma câmera em alta resolução, permitindo postar fotos e vídeos instantaneamente nas redes sociais. Consegue pensar em todos os eletrônicos que ficaram no passado com o avanço dos celulares? Relembre alguns deles na lista abaixo.

Smartphone soma dezenas de tarefas para aposentar demais dispositivos (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1) Calculadoras

Geralmente, dividir a conta do restaurante com os amigos requer a ajuda de uma calculadora. O recurso está na palma da mão com o smartphone, que oferece maior praticidade do que o dispositivo tradicional. A ferramenta costuma já vir instalado no sistema móvel, mas saiba que estão disponíveis outros aplicativos para Android e iPhone (iOS) que cumprem essa função, como o LINE Tools e até o Calculadora Científica.

... v class="progressive-img">

Aplicativo de calculadora no Android 7.0 que já vem instalado no smartphone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O usuário ainda pode conferir Cotação Atual de moedas e ter por perto uma calculadora financeira, que é mais específica para seus gastos. Vale lembrar que profissionais de áreas específicas, como as do ramo de exatas, podem preferir uma calculadora padrão e elas ainda são vendidas no mercado nacional.

2) MP3 player

Com tantos serviços de streaming, no estilo de Spotify, Google Play Music e Apple Music, acaba sendo mais prático ouvir suas músicas no smartphone do que investir em um MP3 Player. Basta plugar seu fone de ouvido para aproveitar as milhares de playlists na nuvem, sem ficar dependendo de armazenamento interno. Há ainda outros apps como o Deezer, Rdio e Superplayer para Android e iPhone (iOS).

Smartphone pode ser usado para ouvir suas músicas prediletas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O usuário pode também salvar suas faixas em MP3 para ouvir no celular, com um app de player. Mas o aparelho antigo não foi totalmente aposentado: alguns usuários, principalmente os que praticam atividades físicas, ainda preferem dispositivo compacto e específico para músicas. A Apple vende o iPod Shuffle, iPod Nano e o Touch, que é o mais completo, e há no mercado nacional modelos de MP3 Players com preço econômico.

3) Câmeras

Para registrar a selfie perfeita você só precisa do seu celular, e o mesmo vale para clicar fotos em viagens ou com os amigos. Atualmente, há smartphones com câmera avançada à venda no Brasil, como o Asus Zenfone Selfie com câmera frontal de 13 megapixels e os recentes Samsung Galaxy S8 e S8 Plus com 12 MP.

Câmera traseira do iPhone 7 tem 12 megapixels (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Também estão disponíveis o Xperia Z5, com sensor de 23 megapixels, ou o atual smartphone top de linha da Apple, o iPhone 7, que traz recursos avançados para suas fotografias. Para completar, o Moto Z permite acoplar uma câmera profissional Hasselblad na traseira com o Moto Snap.

Para vídeos, muitos desses aparelhos já vêm com gravação Full HD (1080p) ou em 4K. Vale destacar que os fotógrafos ainda preferem câmeras profissionais e semiprofissionais ou câmeras de ação.

4) Aparelhos de GPS

Até alguns anos atrás era comum ver carros com aparelho de GPS acoplados ao vidro frontal. Mas, com o smartphone, você também pode iniciar uma navegação completa por meio um aplicativo específico, como o popular Google Maps ou até o Waze, que conta com informações colaborativas.

Aplicativos como Google Maps e Waze usam geolocalização e podem substituir aparelho de GPS (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O usuário ainda consegue ter uma ideia das condições do trânsito, saber se há algum acidente no caminho e a estimativa de tempo de chegada. Tudo isso utilizando o sensor de geolocalização do celular, sem precisar pagar nada extra. Quem preferir economizar dados móveis, pode baixar o mapa do local para acessar offline, interessante para uso em viagens.

5) Videogames portáteis

Os smartphones modernos ou tops de linha conseguem rodar jogos completos, até aqueles com gráficos mais pesados. Assim, o usuário não precisa mais carregar um videogame portátil na mochila quando quiser se distrair fora de casa, e até aposentar de vez o antigo gameboy. Com um processador avançado e boa memória RAM, o celular é capaz de reproduzir sem travamentos os mais variados games de estratégia, luta, ação, aventura e demais gêneros. Se preferir uma interação mais realista, você ainda pode investir em um joystick para smartphone.

Smartphone pode ser usado para rodar jogos avançados (Foto: Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

6) DVDs portáteis

Um celular com telona é ideal para assistir aos seus filmes prediletos em qualquer lugar, sem precisar de aparelhos de DVDs portáteis. Ainda mais com a disponibilidade de aplicativos de streaming, como o Netflix, que só precisa de um toque para rodar suas séries prediletas, além de oferecer a opção de assistir offline (sem internet).

Usuário pode assistir filmes no celular ao invés de usar um DVD portátil (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Há também o Amazon Prime e o Looke, uma opção brasileira de streaming. Nesses serviços, são apresentados catálogos com milhares de mídias por um preço único – opção mais acessível do que comprar DVDs. Se você preferir assistir na TV, saiba que é possível parear o celular sem precisar de fios com o auxílio de um Chromecast.

7) TVs Portáteis

Para completar, o usuário que gosta de acompanhar suas novelas favoritas pode também deixar de lado a TV portátil e usar o smartphone. Atualmente, há celulares com TV Digital embutida por um preço acessível, como o Moto G4, Moto G5 Plus, LG G4 Stylus e LG K10, que captam o sinal da TV aberta.

É possível assistir TV pelo smartphone de forma simples (Foto: Ana Marques/TechTudo)

A dica é ideal para viagens ou, simplesmente, para quando você precisar de uma distração fora de casa. Outra opção prática é conhecer o aplicativo da Globo Play que oferece acesso ao acervo da Globo, como dezenas de novelas, telejornal, programas de auditório e seriados.

Como baixar app de GPS para celular gratuito? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.