O Waze liberou um recurso que permite gravar os comandos de navegação com sua própria voz, para ouvir durante o trajeto pelo celular. O aplicativo de mapas já é popular por oferecer vozes divertidas, como a narração do comediante Fábio Porchat, locução dos Pinguins de Madagascar e até com o robô C-3PO da saga Star Wars. O app também tem as indicações com a voz padrão, em português, mas as novas gravações pessoais prometem deixar suas viagens mais divertidas.

É possível personalizar cada ação de forma completa, como a indicação de distâncias, instruções para virar à esquerda ou direita e até alterar alertas, caso tenha um radar, polícia ou trânsito à frente. Descubra como ativar e usar com o passo a passo deste tutorial.

Waze permite fazer gravações de navegação com sua própria voz pelo celular (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra o aplicativo do Waze no seu celular. Em seguida, arraste a tela para a direita, exibindo um menu lateral. Toque no ícone de "Configurações", no topo esquerdo.

... 390804598%;">

Acesse o menu lateral do Waze pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre a categoria de "Configurações avançadas" e toque em "Som e voz". Agora, selecione o item "Gravador de voz".

Abra as configurações de som e voz e acesse o novo gravador de voz no Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Toque na chave ao lado de "Ativar gravador de voz" e depois confirme em "Entendi". É importante que as mensagens sejam bem claras para você entender durante o caminho e não se confundir no trânsito.

Ative o gravador de voz e confirme no alerta do Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para começar a gravar os comandos personalizados, escolha um dos itens da lista. É possível mudar as indicações para o início do percurso, distâncias, instruções e alertas. Grave um por um, tocando no que preferir. Neste teste, será customizado o item "Tudo pronto. Vamos!", narrado assim que você começa a navegação pelo app. Note que será aberta uma tela de gravação indicando qual é o tempo máximo de áudio que cada comando pode ter. Toque no ícone em vermelho para iniciar.

Escolha um dos comandos de voz e inicie a gravação pessoal no Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Faça a gravação de forma clara e perto do microfone do celular para captar bem o áudio. Durante o tempo de gravação, você pode parar quando preferir, com o botão de "Stop" (indicado por um quadrado cinza). Ao final, ouça o resultado tocando no botão de "Play" em verde. Gostou do áudio? Então confirme em "Salvar".

Pare a gravação gravação, ouça o resultado e salve no Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. O item será indicado como salvo na lista e você pode ouvir novamente tocando o botão de play. Para apagar o comando, clique no ícone de lixeira vermelha. Repare que ele irá desaparecer. Vale destacar que será aplicada a voz padrão, selecionada anteriormente por você, em tudo que você não gravar. Então, se preocupe em gravar apenas os áudios que mais te interessarem, como em momentos de trânsito à frente ou radar, por exemplo.

Remova os comandos gravados por você no Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.