Uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, vai permitir que robôs possam aprender novas tarefas de um jeito mais fácil e, também ensinar outros robôs a fazerem as mesmas ações.

A técnica, chamada de C-LEARN, promete reduzir os custos para 'treinar' máquinas, além de ensinar como elas possam adaptar seus movimentos para reagir a mudanças no ambiente e reduzir as falhas.

Robô do MIT pode ensinar tarefas complexas para outras máquinas (Foto: Reprodução/MIT)

A inspiração por trás do C-LEAN vem das duas técnicas tradicionalmente usadas para ensinar máquinas. A primeira consiste em demonstrar as ações para que o robô as copie e a outra em programar as ações específicas para a tarefa.

Ambas, entretanto, possuem desvantagens: a demonstração é mais rápida, mas a máquina se torna incapaz de se adaptar a mudanças no ambiente. Já inserir o código requer um programador experiente e demora mais tempo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A solução encontrada pelo C-LEARN é programar um conjunto básico de ações no robô. Desta forma, ao assistir a uma demonstração, ele pode buscar em seu próprio banco de dados quais gestos são mais adequados para realizá-la e agir de acordo.

A progr

... amação é feita através de modelos em 3D que mostram ao robôa a ação uma única vez. Em seguida, ele próprio sugere as ações necessárias para completá-la, cabendo ao controlador corrigir os erros encontrados. Após o fim da fase de aprendizagem, esta mesma máquina pode ensinar outras com o sistema a desempenharem a mesma tarefa.

A expectativa é que ela ajude a reduzir os custos de programação de robôs e os ajudem a realizar tarefas complexas.

Como montar empilhadeira automatizada com arduino? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.