A Google Play Store tem um recurso nativo que ajuda o usuário encontrar um aplicativo baixado na sua conta, mas que já foi desinstalado do celular. A novidade promete ser uma aliada para as pessoas que querem baixar novamente um app, mas não conseguem lembrar o seu nome. A função também é útil para quem não quer perder tempo com buscas na loja de aplicativos do Google.

No tutorial a seguir, o TechTudo ensina o passo a passo de como usar a função da Play Store para recuperar um programa que já foi removido do seu smartphone com Android.

Como desativar todas as notificações na tela de bloqueio do Android

Play Store tem recurso para recuperar apps desinstalados do Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra a Play Store no seu celular e, na tela inicial, toque no botão sanduíche.

Passo 2. Clique sobre a opção “Meus Apps e jogos”.

Play Store traz lista com aplicativos desinstalados do telefone Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na tela seguinte, toque sobre a guia “Bibliotecas”.

Passo 4. A Play Store exibirá a lista de aplicativos baixados pela conta Google do usuário, mas que não estão instaladas no celular. Role a página para procurar o app desejado.

Biblioteca da Play Store mostra todos os apps que foram baixados na conta do Google (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Se quiser conferir mais detalhes sobre o app, toque no título dele. Caso contrário, basta clicar em “Instalar” para baixar novamente.

Play Store permite que usuário instale aplicativo novamente com facilidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: Caso queira, é possível excluir um app do seu histórico de download. Basta clicar sobre o “X” ao lado dele.

Agora você já sabe como recuperar aplicativos que foram deletados do seu telefone.

Não funcionou? Veja prováveis causas

Para que um app desinstalado do telefone apareça na biblioteca da Play Store, é preciso que o celular use a mesma conta do Google (ex: [email protected]) de quando o aplicativo foi baixado. Isso pode ser facilmente checado no topo do menu sanduíche da loja. Se quiser adicionar uma nova conta, acesse “Configurações do sistema > Adicionar Contas > Google”.

... a sincronizada na Play Store antes de recuperar apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="" src="//s2.glbimg.com/nUYoc0F5vjjHfc4AMe07YQrj-pU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/05/12/play-store-android-recuperar-apps-desinstalados-baixar-4.jpg" width="">Usuário precisa verificar conta sincronizada na Play Store antes de recuperar apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso o problema persista, é possível que o app não seja compatível com o seu celular atual ou simplesmente tenha sido retirado da loja. Nesse caso, vale a pena fazer uma busca por notícias sobre o app no TechTudo.

Problemas com a Play Store? Assista ao vídeo abaixo e saiba como resolver.

Não consigo baixar nada na Play Store; porque o app não faz download? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.