A Oculus, fabricante do óculus Rift, anunciou nesta semana o resultado de uma pesquisa que promete acabar com dores de cabeça e náuseas ao usar um óculos de realidade virtual, como o Rift, HTC Vive e PlayStation VR, por muito tempo.

A nova tecnologia, batizada de 'Focus Surface Display', deve ajustar o foco de objetos no vídeo, oferecendo uma experiência visual VR mais natural e próxima da realidade. O estudo completo das superfícies focais será apresentado pela Oculus Research na conferência SIGGRAPH, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em julho.

Pesquisa da Oculus Research deve ajudar a acabar com dores de cabeça ao usar headsets de realidade virtual (Foto: (Foto: Divulgação/Oculus))

Apesar de apresentarem qualidade muitas vezes impressionante, os óculos de realidade virtual ainda não mostram imagens exatamente como são vistas no mundo, ou seja, ainda não têm a capacidade de adaptação dos olhos para se concentrar em objetos posicionados em distâncias diferentes. Esse problema pode provocar fortes dores e enjoo ao usuário caso fique um longo período com os dispositivos.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Pensando em resolver a questão, o desenvolvimento do Focus Surface Display evita que a luz de todos os objetos entre nos olhos ao mesmo tempo ao "dobrar" a iluminação e dar foco diferente para distâncias diferentes na tela.

O processo torna mais fácil que o cérebro entenda o que está visualizando e ainda deve reduzir os 'sin

... tomas de ressaca' durantes as experiências VR. Segundo cientistas, o método do display é semelhante a quando um óculos 3D é retirado no cinema com o filme tridimensional em exibição.

Focal Surface Display "dobra" a luz para dar foco diferente em distâncias diferentes (Foto: Divulgação/Oculus)

Para funcionar, a tecnologia precisa oferecer ao display todas as informações de profundidade, o que talvez obrigue desenvolvedores a aplicar ainda mais dados aos softwares de realidade virtual. Entretanto, com a pesquisa já revelada pela Oculus é possível que uma prévia da novidade seja vista em modelos futuros, como em um Oculus Rift 2, ainda sem previsão de lançamento.

Display não é o único

Essa não é a primeira vez que uma tecnologia pronta para acabar com os problemas incômodos dos óculos VR é apresentada. Em fevereiro, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelaram um display que se adapta às diferentes formas que um usuário pode enxergar.

Via Oculus



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.