O Core i7 7500U é um dos principais processadores da sétima geração (Kaby Lake) da Intel quando o assunto são notebooks, computadores tudo-em-um e desktops compactos.

Com suporte a uma série de tecnologias recentes, a CPU da Intel é uma das mais poderosas encontradas nos laptops vendidos no Brasil atualmente. A seguir, você vai conhecer as especificações técnicas desse processador, seus pontos fortes e saber quais são as boas opções disponíveis no mercado.

Processador para notebooks

Processador i7 7500U é destinado para computadores compactos e não pode ser comprado avulso (Foto: Divulgação/Dell)

Para começo de conversa, o Core i7 7500U não é um processador que você possa comprar para o seu computador.

O 7500U é um Core i7 exclusivo para notebooks, conforme o 'U' na nomenclatura denuncia: a letra faz referência a 'ultra low power': trata-se de uma CPU que consome pouca energia e esquenta menos, fatores que a tornam ideal para uso em notebooks e ultrabooks. Dadas essas características, você também pode encontrar o 7500U em outras aplicações onde ventilação e consumo são importantes: computadores tudo-em-um e desktops compactos, como o Intel NUC.

Especificações

Como a maioria dos processadores da Intel para portáteis, o Core i7 7500U é um dual-core, mas que possui Hyper Threading. Em relação à velocidade, a CPU pode operar a um mínimo de 2.7 GHz, ou acelerar a 3.5 GHz com o turbo ativado, dependendo da situação e demanda do sistema. São 4 MB de memória cache.

Pert

... encendo à sétima geração da Intel, o i7 7500U dá suporte a uma série de novas tecnologias, como memórias DDR4 e unidades Optane da Intel.

No geral, o i7 7500 chega bem perto de ser o top de linha entre os processadores da série U da Intel. No mercado brasileiro, no entanto, é o melhor processador disponível para notebooks e, do ponto de vista de quem precisa de desempenho, é uma das opções mais interessantes do momento.

Kaby Lake vs Skylake

Além de notebooks, i7 7500U aparece em desktops compactos e em PCs tudo-em-um (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O antecessor direto do 7500U é o 6500U, da sexta geração (Skylake). As diferenças são bem pequenas e incidem, basicamente, apenas na velocidade do processador que subiu 15% de um ano para o outro, 3.1 contra 3.5 GHz, em termos de frequência máxima

Mas todos as demais especificações das duas CPU acabam em paridade, o que para boa parte dos usuários pode significar que comprar um computador com a versão 6500U do Core i7 pode ser um bom negócio: a capacidade de processamento é quase a mesma, mas o preço pode ser bem mais em conta.

Performance gráfica

O Core i7 7500U conta com uma GPU Intel HD Graphics 620, que pode operar a até 1.05 GHz de velocidade. Em linhas gerais, a GPU a bordo desse processador é sensivelmente superior àquelas usadas pela Intel nos processadores anteriores: i7 5500U e i7 6500U.

Ela oferece suporte à reprodução de vídeos em 4K a 60 quadros por segundo e conta com aceleração de hardware para conteúdo em HEVC x265.

Entretanto, a HD Graphics 620 da Intel deve ser vista com desconfiança para usuários que precisam de maior capacidade de processamento gráfico. A placa não tem ambições gamer e em operações mais pesadas, que dependem de alta capacidade de processamento de vídeo. A dica, nesses casos, é procurar notebooks com GPUs dedicadas de performance superior.

Há opções melhores?

Processadores de notebooks da série HQ, como o Core i7 7300HQ, são superiores, mas aparecem apenas em máquinas bem mais caras (Foto: Divulgação/Intel)

Sim e não. No catálogo da Intel, existem processadores para notebooks até melhores que o i7 7500U, mas essas unidades são difíceis de serem encontradas no Brasil. Pertencentes às séries HQ, esses processadores tendem a aparecer em workstations e em notebooks gamer bem mais caros, cuja oferta e difusão no mercado brasileiro e mais restrita. Em todo caso, um bom exemplo é o Core i7 7300HQ: quad-core, ele é bem superior ao 7500U e é encontrado em alguns modelos da brasileira Avell.

Para quem tem perspectiva de uso mais casual do computador, longe das exigências brutas de uma workstation ou de uma máquina gamer, pode olhar com atenção para notebooks com o i5 7200U: o preço pode cair em até R$ 400, mas a diferença de performance é bem pequena: apenas 10% em alguns cenários.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.