O Google Fotos é o serviço de armazenamento na nuvem da gigante das buscas voltado apenas para imagens. O Fotos está disponível também no iPhone (iOS), oferecendo um serviço similar ao iCloud, da Apple. No entanto, a solução do Google oferece algumas vantagens frente à opção criada pela empresa da maçã.

Precisa de bons motivos para trocar a nuvem da Apple pelo Fotos? Abaixo, o TechTudo reuniu cinco razões para usar o serviço do Google em seu iPhone ou iPad. Dentre eles estão o espaço ilimitado e os álbuns automáticos.

Veja cinco motivos para usar o Google Fotos no iPhone (Foto: Ana Marques/TechTudo)

1. Armazenamento ilimitado

Uma das principais vantagens do Google Photos em relação a outras nuvens é oferecer armazenamento ilimitado para fotos. Isso significa que o usuário não precisa ficar se preocupando em apagar fotos para economizar espaço.

Entretanto, é importante destacar que, para isso, a Google diminui um pouco o tamanho das fotos, mas nada que prejudique a qualidade da imagem. Pelo menos não para a maioria das pessoas. Apenas os fotógrafos e outros profissionais de audiovisual devem se prender a este detalhe.

2. Álbuns automáticos

Viajar é sempre bom, mas não é todo mundo que tem paciência para organizar as centenas fotos que tiramos com o celular em um álbum. Ao usar o Google Fotos, não precisamos nos preocupar com isso. Ele sabe quando você viaja e reúne as melhores fotos em um álbum dedicado apenas àquele passeio.

... nt-photo">

Google Fotos no iPhone também faz colagens, animações e vídeos com trilha sonora (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Além de criar álbuns personalizados automaticamente, o serviço também faz colagens, animações e até vídeos bem editados com direito a trilha sonora. Tudo isso ajuda o usuário a organizar sua coleção de fotos e vídeos.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

3. Limpeza fácil

Embora o armazenamento do Google Fotos seja ilimitado, o de seu celular não é. Assim, é normal o seu aparelho ficar com a memória cheia depois de algum tempo. Felizmente, o aplicativo do Google Fotos para iOS tem uma função para apagar as fotos de seu celular, mas as mantê-las salvas na nuvem. Veja como usar o "Liberar Espaço" em nosso tutorial.

4. Sincronização com dispositivo não Apple

Por ser um serviço do Google, é natural que o aplicativo Google Fotos funcione em diversas plataformas. Dessa maneira, você não está limitado a acessar suas imagens apenas pelo iPhone. É possível visualizá-las também em celulares e tablets Android e até mesmo em navegadores para PC, já que o serviço conta com uma interface web bastante eficiente.

5. Sugestões de compartilhamento

Segundo a Google, a função “Sugestões de compartilhamento” chegará para todos os usuários em poucas semanas. Agora usar o Google Fotos também significa se preparar para ter as revoluções da Inteligência Artificial no futuro. Este recurso vai usar a IA para sugerir quais fotos você deve compartilhar nas redes sociais.

Google Fotos tem armazenamento ilimitado (Foto: Ana Marques/TechTudo)

E ainda sobra mais espaço para outros tipos de backup

Diferentemente do Fotos, o iCloud é responsável por guardar imagens e também os backups de todos os seus dados, como aplicativos e músicas. O serviço da Apple oferece 5 GB de graça, o que pode ser pouco para parcela dos usuários.

Ao adotar o Google Fotos, porém, você pode desativar o backup de fotos no iCloud, deixando mais espaço para outros tipos de arquivos. Para isso, abra as configurações do iPhone/iPad, procure por “Fotos e Câmera” e então desligue a opção “Fototeca do iCloud”.

Desabilitando o armazenamento de fotos do iCloud (Foto: Felipe Alencar/TechTudo )

Agora suas fotos não mais serão salvas na nuvem da Apple, apenas no Google Fotos.

Como baixar arquivos do Google Fotos de uma vez só? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.