Já pensou em descobrir lugares usando um botão na câmera do celular? Esse truque é possível em smartphones Android, de forma simples. A assistente Google Now permite detectar endereços ou até paisagens na tela do celular, ao apontar o telefone para o local ou com a leitura automática de uma imagem já salva na galeria. Elementos da paisagem ou textos são analisados para oferecer dados mais precisos.

Dependendo da análise, o aplicativo ainda permite abrir o resultado no Google Maps com o Street View ou até fazer uma pesquisa mais ampla na Internet. Além disso, a ferramenta tem botões de compartilhamento que permitem enviar a busca para redes sociais e mensageiros. O recurso é ideal para descobrir de qual país é um determinado cenário da foto ou para se encontrar rapidamente no mapa, utilizando uma placa de endereço na rua. Quer aprender como usar? Confira este tutorial completo.

Veja como pesquisar por locais usando o Google Now no Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Usar a câmera para detectar locais

Passo 1. No seu celular Android, encontre o aplicativo de câmera padrão, o mesmo que utiliza para registrar fotos no dia a dia. Em seguida, aponte a câmera para o elemento da rua ou sua casa que deseja pesquisar. Neste exemplo, vamos usar uma placa de endereço. Para o truque funcionar é necessário pressionar o botão de início (que acessa a assistente Google Now) por alguns segundos. Ele é indicado por um círculo na barra de tarefas do smartphone. Note que a tela será detectada.

...

Abra o aplicativo de câmera no Android e ative o detector de tela do Google Now (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Após alguns segundos, os resultados aparecerão em cartões na base da tela. Neste exemplo, foi feita uma análise do texto na placa da rua. Para ter uma leitura mais completa, uma dica é aproximar bem o celular do objeto, para focar apenas no que deseja pesquisar. Neste caso, o endereço permite localizar o bairro e rua que está buscando com um atalho para abrir no Google Maps. O endereço será exibido, com um marcador do local.

Confira os resultados da imagem e encontre o mapa no Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O usuário também pode enviar o resultado para amigos, tocando no ícone de "Compartilhar". Encontre o app mensageiro ou rede social para enviar. Neste exemplo, foi usado o Facebook Messenger.

Compartilhe o resultado com amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Selecione o nome do contato na lista do app e conclua o compartilhamento em "Enviar". Na conversa, será exibido um link exclusivo do Google para acessar a informação.

Envie o endereço ou local para seus amigos nos mensageiros e redes socias (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Outra opção para obter dados completos do local é fazer uma busca mais ampla no Google. Você pode tocar no ícone de "G" em um cartão específico, para pesquisar aquele resultado, ou tocar no final da tela em "Pesquisar esta imagem no Google". No primeiro caso, o usuário vai encontrar notícias, mapas e mais dados web. No segundo, o sistema vai fazer uma busca por "imagens semelhantes", considerando cores e mais elementos, dica mais interessante para paisagens.

Pesquise por mais informações do local ou imagem no Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Usar imagens salvas no Android

Passo 1. Em vez de utilizar a câmera do celular, o usuário também pode usar a ferramenta do Google Now para fazer pesquisas com imagens já salvas no Android. Para isso, abra sua galeria de Fotos e encontre a imagem. Em seguida, pressione o "botão de início", indicado por um "círculo" na barra de recursos do smartphone. O Google Now vai fazer a leitura dos elementos da tela. Neste caso, foi utilizada uma imagem de paisagem para detecção.

Encontre uma imagem para pesquisar sobre com o Google Now no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O resultado vai exibir as múltiplas detecções em cards separados. Neste exemplo, foi identificada a cidade de Florença, na Itália, mesmo sem elementos de textos, apenas imagem. Além disso, foram destacados outros pontos turísticos no local. A pesquisa indicou até o Street View para "passear" virtualmente no local, com visão em 360 graus.

Veja todos os resultados sobre o local e até acesse o Street View (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na detecção de tela do Google Now, você pode usar o Google Maps, YouTube, fazer pesquisa ampla no Google, compartilhar o link com amigos e utilizar os mesmos recursos já descritos no início deste tutorial. Dependendo da paisagem, placa ou foto exibida na tela, alguns aplicativos extras podem aparecer ou não, para oferecer resultados mais completos, variando conforme o tema.

Ativar a pesquisa de tela do Google Now

Passo 1. Caso o recurso não esteja ligado por padrão no seu celular Android, você pode ativar de forma simples. Para isso, toque no ícone de "Configurações" e depois encontre a categoria de "Google".

Abra as configurações do Google Now no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre o item de "Pesquisa" na lista e toque na opção de "Pesquisa na tela".

Acesse a ferramenta de pesquisa na tela do Google Now no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, ative a chave ao lado de "Solicita que o Google mostre a você informações relacionadas ao que é exibido na sua tela...". A chave ligada ficará em azul.

Ative o recurso para mostrar informações na tela quando pressionar o botão de início (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O app de Galeria de fotos do Android sumiu; e agora? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.