Versão mais leve do Facebook Messenger, o Messenger Lite chegou ao Brasil na última semana, para alegria de donos de celulares mais antigos. Isso porque o app ocupa bem menos espaço no dispositivo – sem os dados da conta, são cerca de 6 MB contra mais de 50 MB do mensageiro original –, além de ser compatível com o Android 2.3 Gingerbread.

O aplicativo também é ideal para locais de conexão lenta com a Internet, pois ele consome menos dados. Toda essa economia, porém, é fruto de uma redução na quantidade de recursos. Neste guia, listamos todas as funções presentes no Messenger Lite e também o que foi cortado do mensageiro. Descubra o que ele pode ou não fazer antes de baixar o app no seu smartphone.

Confira todos os recursos presentes e cortados do Messenger Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O que ele faz

1. Envio de fotos e áudios nos chats

Não é preciso mencionar que o Messenger Lite envia e recebe mensagens de texto. A mais básica das funções certamente está presente, mas, além disso, a janela de chat também exibe o ícone de câmera para envio de fotos e do botão do microfone, para gravação de áudios.

As fotos podem ser tiradas a partir da câmera ou enviadas da galeria, assim como de algum serviço de imagens como o Google Fotos. Nas mensagens de voz, a principal diferença em relação ao Messenger original é que a gravação não exibe o tempo de duração do áudio.

2. Suporta emojis e figurinhas

Os bate-papos no Messenger L

... ite continuam ostentando carinhas divertidas. Ao lado da caixa de texto permanece o ícone de smile, que dá acesso às figurinhas e ao Meep, o emoticon grandão do Facebook. Há menos opções de stickers, que estão com legendas em inglês (embora a busca funcione com textos em português).

Não há uma janela de exibição dos emojis do próprio Facebook, então o usuário precisa digitar os caracteres de texto para inserir as figuras. Para quem usa o Gboard não muda muita coisa; os emoticons são iguais e estão dispostos nos mesmos lugares, só o ferramenta de GIF que não funciona.

Messenger Lite suporta emoticons e figurinhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

3. Exibe status da mensagem

Assim como na versão integral do app, as mensagens são identificadas de acordo com o status. Os conteúdos podem exibir a legenda "Enviando...", "Enviado", "Entregue" e "Visualizado". Porém, diferentemente do Messenger original, o Lite não mostra o horário em que a mensagem foi visualizada pelo destinatário.

4. Cria chats em grupo

As conversas em grupo estão presentes. Para criar um chat do tipo basta tocar no botão de "+" da tela principal e então clicar em "Iniciar grupo". O app exibirá a lista de contatos para seleção, mas também é possível incluir pessoas que não estão entre os amigos do Facebook através do campo de buscas.

Criado o bate-papo coletivo, o usuário pode alterar o nome e incluir uma foto para o chat. O Lite também permite gerenciar membros do grupo, silenciar e sair de conversas.

Criação de conversas em grupo no Messenger Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

5. Bloqueia e silencia contatos

Os contatos inconvenientes podem ser silenciados ou bloqueados no Messenger Lite. Em ambos os casos, basta tocar no ícone de três pontinhos na janela do próprio chat e selecionar a opção desejada. Os períodos de silenciamento de notificações da conversa são os mesmos do Facebook Messenger: 15 minutos, 1 hora, 8 horas, 24 horas ou até ativar novamente.

6. Exibe contatos online

A tela principal do Lite conta com a barra "Online agora", que funciona de forma idêntica ao app original. Na aba de pesquisa de contatos aparece ainda o tempo em que eles estão online, informação exibida também abaixo do nome da pessoa na janela do chat.

Messenger Lite mostra os contatos que estão online (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

7. Alterna entre duas contas

O Messenger Lite dá acesso a menos opções de configuração, mas a capacidade de alternar entre duas contas foi incluída. Entrando na aba do seu próprio perfil, o usuário verá o menu "Trocar de conta". Nele deverão ser informados apenas o e-mail e a senha da nova conta para que os dois perfis fiquem disponíveis.

O que ele não faz

1. Envia vídeos

O usuário não consegue enviar vídeos pelo Messenger Lite, seja da galeria do Android ou gravando direto do próprio app. Apesar disso, o aplicativo exibe os vídeos recebidos na tela do chat. Eles não são executados como miniatura, a exemplo do que ocorre no Messenger, mas podem ser vistos em tela cheia.

Messenger Lite não envia vídeos, mas pode reproduzir os recebidos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

2. Edição de fotos

A câmera do Lite não tem nenhum dos recursos de edição presentes na câmera do Messenger original, capaz de incluir filtros, máscaras e animações em fotos e vídeos. Também não é possível desenhar ou inserir legendas nas imagens. O app basicamente consegue capturar fotos alternando entre as câmeras principal e frontal.

3. Chamadas de voz e vídeo

As chamadas de voz e vídeo também foram eliminadas, já que esse é um dos recursos que mais consome dados no Messenger. Por conta disso, o Lite não tem os ícones de telefone e de câmera no topo do chat, ao contrário da versão com todos os recursos.

Comparação entre janela de chat do Messenger Lite, à esquerda, e Messenger original, à direita (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4. Games

O Instant Games, ferramenta que permite jogar Pac-Man, Snake e outros títulos famosos com amigos dentro do próprio Messenger, não está disponível na versão Lite. O motivo é óbvio: as animações consomem muitos dados e lotam rapidamente a memória cache, indo de encontro com o objetivo da aplicação.

5. Envio de localização e criação de planos e enquetes

O novo recurso de envio de localização em tempo real está fora do Messenger Lite. Da mesma forma, a versão leve do mensageiro não permite criar planos e enquetes, opções presentes no app para Android e iPhone (iOS).

6. GIFs e extensões

O Messenger Lite não suporta nenhum tipo de GIF. Além de não ter essa opção para envio, os GIFs recebidos chegam como fotos comuns, sem movimento. O aplicativo também não conta com extensões de nenhuma espécie, o que significa não se integrar a outros apps.

Messenger Lite não conta com ferramentas de GIFs e extensões (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

7. Exibição de aniversários

A tela principal do Lite exibe os contatos online, mas não conta com a barra que mostra os aniversários do dia. A informação, aliás, não é exibida em nenhum lugar do app. É preciso acessar o Facebook ou o Messenger para ver a quem dar os parabéns.

8. Personalização do chat

Não há opções de personalização do chat na versão simplificada do serviço. Mudar a cor da janela de bate-papo, o emoji padrão ou dar apelidos aos contatos são recursos restritos ao app original. O emoticon do Lite é o tradicional polegar para cima da "curtida", que também não muda de tamanho quando pressionado por alguns segundos.

Personalização de emojis, cor e apelidos não estão presentes no Messenger Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

9. Conversas secretas

Iniciar uma conversa secreta no Messenger não é uma possibilidade. Pelo mensageiro leve não é possível criar chats com criptografia de ponta de ponta a ponta, que teoricamente são impossíveis de ser interceptadas por terceiros – até mesmo o Facebook.

10. Acesso a configurações avançadas

Além de alternar entre contas, o Messenger Lite permite apenas definir algumas preferências de sons e notificações, desativar o modo online, reportar um problema ao Facebook, abrir o menu de ajuda e visualizar os termos de uso e privacidade.

O mensageiro não dá acesso a nenhuma configuração avançada, incluindo edição do nome de usuário, sincronizar contatos, definir a forma como as mídias são armazenadas no dispositivo ou ativar ícones de bate-papo flutuantes, entre outras opções presentes no Messenger comum.

Messenger Lite dá acesso apenas a configurações básicas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é a sua lista de aplicativos tops para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.