Na quinta-feira (1), a Microsoft liberou para os participantes do programa Insiders a Build 16212 do Windows 10. A atualização tinha falhas graves capazes de causar um problema de boot loop em PCs e também em smartphones. O boot loop significa que o dispositivo entra em um loop infinito de inicialização, impossibilitando assim o seu uso.

O Programa Windows Insiders é voltado para beta testers que querem experimentar versões de testes do sistema operacional. Entretanto, a build 16212 tem mais erros que as versões de teste que são normalmente liberadas para os participantes do programa de testes.

Windows 10 recebe build que pode quebrar o PC (Foto: Divulgação/Microsoft)

De acordo com a Microsoft, apenas um pequeno número de usuários recebeu essa atualização defeituosa. A empresa esclareceu ainda que a compilação era interna e que não deveria ter sido distribuída, desculpando-se pelo erro em seguida. A liberação desta versão quebrada ocorreu devido a um erro no sistema que controla quais compilações devem ser liberadas ou não para os participantes do programa Insiders. A falha já foi corrigida. Em seu perfil no Twitter, Dona Sarkar, chefe do Programa Insiders, confirmou o problema e orientou os ajustes.

Por favor, não instalem nenhuma build que esteja sendo oferecida até você ouvir de nós por meio de uma postagem no blog. Se você já instalou, resete o aparelho com o Windows Device Reset Tool

Como saber se fui afetado e corrigir o erro?

Se você é inscrito no Programa Windows Insider e foi um dos “sorteados” a receber es

... sa atualização perigosa, uma das soluções para corrigir o problema é reverter o Windows a um estado anterior ao update. Para isso, siga o caminho: Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação. Para saber se essa build foi instalada em seu PC, basta acessar o Windows Update e checar o histórico de atualizações. Caso a build 16212 esteja na lista, faça a recuperação do seu dispositivo.

É importante frisar que esta solução só funciona nos 10 primeiros dias após a instalação da build e apenas se você não tiver rodado nenhuma ferramenta de limpeza de disco rígido, tal como o CCleaner.

Usuários do Windows 10 Mobile também foram afetados pelo problema. Porém, até mesmo usuários comuns receberam o update e não apenas os beta testers. No caso dos celulares, após a instalação da build o sistema entra em um loop na inicialização, impossibilitando que o aparelho seja ligado. A única solução nesse caso é rodar a ferramenta Windows Device Recovery Tool e reinstalar todo o sistema operacional.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.