Jogos de cuidar da fazenda formam um dos gêneros mais populares dos videogames. Disponíveis para PC, consoles, e até para Android e iOS, diversos títulos offline permitem administrar fazendas com animais e plantações. Conheça os melhores deles em nossa lista completa focada em simuladores que não precisam de internet:

Harvest Moon

O maior responsável pela popularização dos jogos de fazenda foi lançado originalmente em 1996 no Japão e em 1997 nas Américas. A obra de Yasuhiro Wada levou aos videogames os ideais de seu criador sobre os prazeres da vida no campo em detrimento à cidade grande.

Melhores jogos de fazenda offline: Harvest Moon (Foto: Divulgação/Natsume)

Apesar de seu lançamento no final do ciclo de vida do Super Nintendo, a obra foi tão influente e aclamada que serviu de inspiração para praticamente todos os jogos desta lista. Foi aqui que nasceram as mecânicas de cultivo de plantas e criação de animais aliadas à construção de sua própria família, alicerces do gênero. O jogo também pode ser baixado no Virtual Console do Wii U.

Stardew Valley

A mais recente febre do gênero é um bom exemplo de título abertamente inspirado em Harvest Moon que alcançou o estrelato. Lançado em 2016 para PC, e posteriormente portado para PS4, Xbox One e Nintendo Switch, o jogo foi totalmente desenvolvido por Eric Barone e figurou constantemente entre os mais vendidos do Steam.

Munido apenas de sua criatividade e árduo trabalho braçal, Eric criou a mais completa experiência já vista no campo. Enquanto cuida da fazenda

... herdada por seu personagem, é possível mergulhar em centenas de missões paralelas muito divertidas e viciantes, como a exploração de uma caverna gerada proceduralmente.

Melhores jogos de fazenda offline: Stardew Valley (Foto: Reprodução/GOG)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Sim Farm

No começo da década de 1990, era comum encontrar os mais diversos jogos sobre construção e gerenciamento nos computadores. A Maxis, que lançava títulos de grande sucesso, como Sim City, também tentou a sorte em um simulador rural.

Mecanicamente similar ao clássico construtor de cidades, a aventura na fazenda chegou em 1993 ao DOS, Macintosh e Windows com vários recursos interessantes, como variações climáticas que impactavam sua receita e a venda de produtos agrícolas.

Melhores jogos de fazenda offline: Sim Farm (Foto: Reprodução/YouTube)

Rune Factory 2

A franquia Rune Factory ousou ao inserir muitos elementos de aventura à bucólica vida no campo. Mais do que em qualquer outro jogo do gênero simulador de fazenda, Rune Factory abraça elementos de RPG e aventura em uma jornada memorável.

Lançado em 2008 para o portátil Nintendo DS, o segundo capítulo da franquia apresenta ótimos desafios e inimigos para combater em uma história épica. A série também apareceu no PlayStation 3, Wii e 3DS em ótimas versões.

Melhores jogos de fazenda offline: Rune Factory 2 (Foto: Divulgação/Natsume)

Harvest Moon A Wonderful Life

Entre suas dezenas de capítulos disponíveis, A Wonderful Life marca um dos pontos mais altos da franquia Harvest Moon. Originário do GameCube em 2003, e posteriormente portado em versões inferiores para PlayStation 2 e PS4, o jogo impressionou muito em seu lançamento.

Afinal, até então nenhum jogo contava com um terreno tão grande para plantio, cercado por uma cidade cheia de vida e personagens carismáticos. Os gráficos 3D ajudaram a melhorar ainda mais a apaixonante experiência.

Melhores jogos de fazenda offline: Harvest Moon A Wonderful Life (Foto: Reprodução/PlayStation Store)

Farming Simulator

Desde 2008, a série da Giants Software ganha edições anuais para praticamente todas as plataformas do mercado. Donos de PC, Switch, Xbox 360 e One, PlayStation 3, Vita e PS4 podem curtir este simulador bem realista, que também aparece nos sistemas Android e iOS.

A franquia leva a sério o nome de simulador e aposta bastante no realismo, recriando com fidelidade tanto os animais da fazenda como o maquinário que ajuda sua plantação a ganhar vida e gerar lucros. Farming Simulator 17 é altamente recomendado.

Melhores jogos de fazenda offline: Farming Simulator (Foto: Divulgação/Giants Software)

Story of Seasons

Apesar de seu nome pouco conhecido, Story of Seasons nada mais é que o mesmo Harvest Moon de sempre. Em 2015, a produtora Natsume passou a ser dona exclusiva da marca no ocidente, o que motivou a veterana desenvolvedora Marvelous a rebatizar seus jogos como Story of Seasons.

Os novos capítulos de Bokujo Monogatari, como a clássica série é conhecida no Japão, por enquanto ainda são exclusividade do Nintendo 3DS, mas têm a mesma identidade visual e excelente gameplay de seu antecessor Harvest Moon A New Beginning.

Melhores jogos de fazenda offline: Story of Seasons (Foto: Divulgação/Marvelous)

Qual o melhor jogo no estilo fazenda? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.