O Chromebook é um tipo de computador com sistema leve, baseado na nuvem, mas ainda assim pode apresentar lentidão. Por isso é importante ter os mesmos cuidados de um PC tradicional para saber quantas abas do navegador você pode abrir até perceber queda de rendimento.

Para monitorar o desempenho da máquina é possível usar aplicativo Cog, que mostra todas as informações do dispositivo e exibe uso de CPU e RAM. Aprenda a instalar o app e checar o funcionamento do notebook com Chrome OS, do Google.

Chromebook Pro (Foto: Divulgação/Samsung)

Passo 1. Acesse a Chrome Web Store no seu Chromebook e encontre o Cog - System Info Viewer. Clique em 'Usar no Chrome';

... 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">

Cog é um aplicativo útil disponível na loja do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Confirme a instalação clicando em 'Adicionar aplicativo';

Instale o app no seu Chromebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Abra a lista de apps do seu Chromebook e abra o Cog pela primeira vez;

Encontre o Cog na lista de apps instalados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Veja na tela informações do hardware do Chromebook e, ao lado, o uso em tempo real de recursos da CPU e da memória RAM do computador. Quanto menor o preenchimento das barras, melhor o desempenho da máquina;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Confira o uso de CPU, RAM e outras informações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. É possível usar o Cog para saber os limites de uso do seu Chromebook. Abra o Chrome e, no menu principal, procure pela opção 'Mais ferramentas > Gerenciador de tarefas';

Acesse o gerenciador de tarefas nativo do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Abra o monitor de tarefas nativo do Chrome OS lado a lado com o Cog e veja o impacto das abas abertas no funcionamento do Chromebook. Caso CPU e memória estejam no máximo, basta fechar páginas uma a uma e ver na hora quantas o computador suporta sem alcançar o limite do hardware.

Reduza o número de abas abertas e veja o impacto no funcionamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Cog não é uma ferramenta que deixa o Chromebook mais rápido, mas ajuda a entender o que pode estar deixando a máquina lenta. A dica é mantê-lo instalado e checar sempre que houver demora no tempo de resposta do Chrome OS. Assim, é possível fechar janelas e apps e ver como o seu uso do chromebookr reflete no uso de memória e processamento. Os dois componentes são fundamentais para o funcionamento pleno do notebook, então é ideal que não sejam estressados com frequência.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.