A câmera DSLR Nikon D3100 é uma máquina fotográfica procurada por aqueles que estão entrando no mundo da fotografia e muitas vezes pode funcionar também como segunda câmera de fotógrafos profissionais.

Um fato importante relacionado a essa câmera é que ela não é compatível com qualquer lente. Na hora de fazer um upgrade nas lentes e tentar aprimorar o equipamento, é preciso prestar atenção em alguns fatores importantes para garantir o funcionamento perfeito da câmera.

Entenda quais lentes funcionam na Nikon D3100 (Foto: Divulgação/Nikon)

Isso acontece porque a D3100, assim como outras câmeras da fabricante, não conta com um dispositivo chamado motor de foco em seu corpo. Assim, para que a corpo e lente tenham total compatibilidade, é preciso que a própria lente já venha com o tal motor de foco incluído. A sigla que designa uma lente sem motor de foco é AF, já a com motor é AF-S.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notí

... cias no seu celular

No entanto, se o usuário quiser ou tiver apenas uma lente sem o motor, a câmera ainda vai funcionar, mas de maneira precária, dependendo de qual lente for usada. No geral, a função de focagem automática não vai funcionar e será sempre necessário rodar manualmente o anel de foco para garantir a nitidez.

Outras câmeras da fabricante Nikon também enfrentam o mesmo problema. São elas: Nikon D5000, Nikon D3000, Nikon D60 e Nikon D40.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.