A Apple começou a abandonar os dispositivos mais antigos e que contam com processador capaz de ler instruções somente em 32 bits. Na prática, isso significa que os donos de iPhone 5 não poderão rodar o iOS 11, próxima versão do sistema para celulares e tablets. A expectativa é de que ela seja liberada para download em setembro. Dispositivos Apple anteriores a 2013 não contam com a tecnologia de 64 bits, mais moderna e rápida.

Nos smartphones com iOS 11 – por enquanto disponível como uma prévia para desenvolvedores – os apps em 32 bits não são abertos. Uma mensagem de erro é exibida informando que o criador precisa atualizar a aplicação para que ela funcione no sistema. No iOS 10 esses aplicativos ainda abrem, mas é possível observar alguns entraves.

Apple acabou com suporte a apps de 32 bits no iOS 11 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O site TouchArcade notou que Apple retirou os programas de 32 bits dos resultados de busca na App Store, embora tenha mantido a possibilidade de download caso o usuário receba o link a partir de outra pessoa. A loja de aplicativos voltou a mostrar os apps quando os usuários realizam pesquisa, mas a ausência durou em torno de 24 horas.

A principal diferença entre as arquiteturas de 32 bits e de 64 bits é a capacidade de lidar com as informações. A primeira consegue processar uma sequência de 32 bits, enquanto a segunda lida com o dobro de dados em um mesmo ciclo do processador. Isso significa dizer que a arquitetura de 32 bits consegue reconhecer até 4 GB de memória

... RAM, ao passo que o de 64 bits lê até 128 GB.

Apesar de significativa, a diferença traz ganhos de desempenho em smartphones que raramente passam de 4 GB de RAM, fazendo com que a velocidade de apps e jogos seja idêntica nas duas arquiteturas. Dessa forma, a Apple parece querer abandonar uma tecnologia antiga e se antecipar para uma demanda futura, garantindo que os apps usarão todo o potencial dos próximos dispositivos.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A mudança deve ter maior impacto para quem joga no celular, especialmente os fãs de games independentes. Isso porque os desenvolvedores de títulos antigos dificilmente irão atualizar o app. Já os apps de produtividade, por outro lado, são mais facilmente substituíveis e lançados com muita frequência.

Os primeiros dispositivos móveis da Apple a receberem suporte ao sistema de 64 bits foram o iPhone 5S, iPad Air e iPad mini 2. Os três possuem o chip A7 e rodam o iOS 7.

Vale a pena comprar o iPhone 7 com preço mais barato nos EUA? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.