As placas de v?deo s?o componentes de extrema import?ncia para um computador. Atualmente o mercado tem duas concorrentes que se destacam: a Geforce, linha da Nvidia, e a Radeon, da AMD. Mas qual delas ? a ideal para mim? O Techtudo preparou um texto comparando as duas linhas, tudo para tentar te ajudar a escolher o melhor aparelho para voc?.

Workstation m?vel Precision M3800 tem alta velocidade e tela Ultra HD 4K

GeForce GTX 960 foi um dos ?ltimo lan?amentos da linha da Nvidia (Foto: Divulga??o/Nvidia)

Pre?os

Nesse caso, o pre?o n?o ? um requisito crucial na hora da escolha. Isso porque ambas as linhas t?m os mesmos valores m?dios, que podem ir de R$ 300 a R$ 9.000. O pre?o sobe conforme as placas se tornam mais complexas e robustas.

Variedade de modelos

A Geforce oferece mais modelos que a Randeon, pelo menos nos respectivos sites oficiais. A empresa tamb?m tem categorias que ajudam na escolha da placa: Geforce (mais simples), Geforce GTS e GT (melhor desempenho para v?deos e fotos e gr?ficos de alta resolu??o) e Geforce GTX (alta tecnologia para gamers). Assim, nesse aspecto a Nvidia sai na frente.

As duas empresas separam suas placas em espec?ficas para notebooks, desktops e work. Dessa maneira, ? mais f?cil fazer uma escolha.

Desempenho

Para avaliarmos o desempenho das linhas e entender as principais diferen?as entre os modelos, comparamos duas placas de v?deo dentro da mesma faixa de pre?os. A placa de v?deo VGA GibaByte Geforce GT210 tem 1G de mem?ria e resolu??o m?xima de 2560 x 1600. A VGA PowerColor Radeon HD6450 tem exatamente as mesmas especifica??es.

Placa de v?deo Geforce GTX750Ti (Foto: Divulga??o/Geforce)

Comparamos, tamb?m, as placas mais caras de cada linha. As defini??es tamb?m s?o si

... milares. Por?m, quando se pode investir mais, ? poss?vel escolher placas com especifica??es que mais combinem com o gamer. Nesse quesito, as marcas empatam.

Suporte t?cnico

Ambas empresas possuem diversas informa??es em seus sites, incluindo uma p?gina de download de drivers, o que facilita em muitos casos. A Geforce diz que se uma placa tiver problemas, ? preciso entrar em contato com o fabricante. J? a Radeon n?o tem nada espec?fico em seu site para suporte.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.