A Qualcomm divulgou as especificações técnicas do Quick Charge 4+, tecnologia de recarga rápida de bateria criada pela marca e que acompanha smartphones equipados com processadores da linha Snapdragon. A empresa promete maior eficiência no momento de recarregar o telefone.

Inicialmente a nova tecnologia deve marcar presença nos em celulares que usam processadores Snapdragon 835, o que deve restringir sua presença a telefones top de linha por um tempo. Abaixo, você fica por dentro de como o Quick Charge 4+ funciona, quais são suas vantagens e diferenças em relação à versão anterior, o Quick Charge 4.

Quick Charge 4+ tem a promessa de um carregamento ainda mais rápido e seguro (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Mais rápido e mais eficiente, promete fabricante

Segundo a fabricante, o Quick Charge 4+ permitirá abastecimento de uma carga suficiente para cinco horas de uso em apenas cinco minutos. Numa comparação direta com o Quick Charge 4 (versão anterior da função), trata-se de um salto de 15% em velocidade e de 30% em eficiência. Para uma comparação mais simples, o Quick Charge 4 atingia carga suficiente para cinco horas de uso em apenas cinco minutos de tomada. Na nova versão, a promessa é de velocidade ainda maior.

Em termos de eficiência, a nova tecnologia da Qualcomm promete reduzir a intensidade de calor gerada no procedimento de carga. O calor é um efeito natural da eletricidade fluindo por qualquer meio que ofereça algum tipo de resistência à sua pass

... agem. Entretanto, quanto maior o calor, maior a quantidade de eletricidade desperdiçada.

Menos calor, mais rapidez e eficiência: Qualcomm promete recargas mais rápidas e seguras com o Quick Charge 4+ (Foto: Divulgação/Qualcomm)

A maior eficiência do Quick Charge 4+ pode ser atestada pela quantidade menor de calor dissipada pelo celular no momento da recarga. Os números divulgados pela empresa apontam para uma redução de até 3°C de temperatura. Levando-se em conta os riscos inerentes de baterias submetidas a temperaturas altas, o controle de calor é uma boa notícia.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Três características do Quick Charge 4+

O novo carregamento acelerado da Qualcomm traz três características aos aparelhos que oferecerem suporte a essa tecnologia: sistema Dual Charge, Intelligent Thermal Balancing e configurações de segurança avançadas. Todos esses recursos funcionam em conjunto para o aumento da eficiência e prevenção de acidentes decorrentes da combinação explosiva de calor excessivo e baterias.

Quick Charge 4+ ainda é exclusividade de aparelhos equipados com Snapdragon 835 (Foto: Divulgação/Qualcomm)

O sistema Dual Charge, ou "Carga Dupla", em tradução livre, significa a inclusão de um segundo circuito de gerenciamento do processo de alimentação. Baterias contam com esse tipo de circuito para monitorar a energia, prevenindo carga excessiva e calor gerado quando o componente continua recebendo energia, mesmo depois de 100% recarregado. A inclusão de um segundo circuito garante ainda mais controle ao processo, cortando a corrente pela metade como forma de prevenir riscos.

O Intelligent Thermal Balancing, ou "Balanço térmico inteligente", monitora a temperatura em tempo real e consegue direcionar a corrente pelo caminho de menor resistência, reduzindo o calor e o desperdício.

Por fim, as configurações de segurança avançadas são um conjunto de ferramentas que monitoram o processo de carga nas duas pontas – no celular e carregador – para prevenir riscos e garantir que a temperatura não provoque danos a circuitos e à porta USB-C, por exemplo.

Compatibilidade restrita

Assim como o Quick Charge 4, que não teve tempo de se tornar popular, o Quick Charge 4+ é uma tecnologia que depende de alguns requisitos fundamentais. Entre eles, a adoção do processador Snapdragon 835, octa-core mais poderoso da Qualcomm na atualidade.

Outros chipsets da marca têm acesso a recarga rápida, entretanto das gerações anteriores, como Quick Charge 3 ou 2.

ZTE Nubia N17 é o top de linha da marca chinesa que estreia o Quick Charge 4+ (Foto: Divulgação/Qualcomm)

Quick Charge 4+ estreia com o ZTE Nubia Z17

Já disponível no mercado chinês, o Nubia Z17 é um smartphone top de linha que abusa na quantidade de memória RAM: há modelos com 6 GB e 8 GB. O processador é o Snapdragon 835 e o armazenamento pode variar entre 64 GB e 128 GB. A tela tem 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), único ponto da lista de especificações técnicas do Nubia Z17 que pode decepcionar quem espera resoluções maiores de smartphones top de linha. A bateria, alimentada via Quick Charge 4+, tem capacidade para 3.200 mAh.

Via Qualcomm

Qual é o melhor celular com bateria de longa duração? Usuários opinam no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.