Embora muita gente já esteja usando a rainbow flag — bandeira do arco-íris — em homenagem ao mês do orgulho LGBT, o Facebook anuncia nesta quarta-feira (14) quais são as suas principais ações para celebrar o período no Brasil. Além da bandeira que você pode ativar como reação a posts e comentários, a rede social terá molduras e máscaras para fotos no Facebook e também no Facebook Messenger.

Em nota, o Facebook diz que se orgulha de apoiar uma comunidade diversa, incluindo aqueles que se identificaram como gay, lésbica, bissexual, transgêneros ou de gênero não conforme. Desde 2015, a plataforma permite alterar gênero no seu perfil para uma das cerca de 20 opções personalizadas. É possível ainda escolher qual pronome você prefere ser chamado ou chamada pelos seus contatos, por exemplo.

Facebook Reaction com rainbow flag no mês do orgulho LGBTQ (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Ainda segundo a rede social, em 2017, mais de 12 milhões de pessoas participam de um dos 76 mil grupos em apoio à comunidade LGBTQ no Facebook, e mais de 1,5 milhão de pessoas planejam participar de um dos mais de 7,5 mil eventos relacionados ao Orgulho LGBTQ na plataforma. Para celebrar, quatro novidades estão chegando; saiba ativar.

Reaja com Orgulho

Boa parte dos usuários do Facebook interessados em usar o reaction Pride (Orgulho) já ativou o recurso na rede social. Segundo a plataforma, usuários podem visualizar e usar o novo botão de reação de Orgulho, com o símbolo do arco-íris, disponível apenas até o final do mês de j

... unho.

Inicialmente, o botão estaria liberado apenas em grandes mercados (cidades) com celebrações (paradas) do Orgulho LGBTQ. Entretanto, quem não estiver em regiões com grandes eventos, como São Paulo, poder curtir a Página LGBTQ@Facebook para poder "curtir com arco-íris".

De acordo com o Facebook, uma vez ativada não há como desativar a reação. Se a pessoa não recebeu o update e não deseja usar o reaction, basta não curtir a Página LGBTQ do Facebook — no entanto, seguirá vendo quem reagiu com esse botão em seus posts e nos dos outros.

Busca do Google também mostra cores durante mês de junho (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Moldura para fotos de perfil

Também durante o mês de junho, será possível adicionar uma moldura colorida com o tema de arco-íris na foto que você usa como "foto de perfil". A nova moldura está em: facebook.com/celebratepride. Há dezenas de opções e você pode usá-las de forma temporária.

Personalize fotos no app do Facebook

A câmera do app do Facebook também vai oferecer máscaras e molduras coloridas com tema do orgulho LGBTQ. Na tela inicial do app do Facebook, basta deslizar a tela para a direita e tocar no ícone da varinha mágica para ver os efeitos disponíveis na categoria de máscaras e molduras. As opções ficarão disponíveis até o final do mês de junho.

No Faceboook Messenger

Nesse período será possível também usar molduras, stickers e efeitos especiais pela câmera do Messenger com o tema do orgulho LGBTQ.

Máscaras e molduras para fotos no Facebook e no Messenger (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Parada do Orgulho LGBTQ em SP

No próximo domingo (18), dia da Parada do Orgulho LGBTQ em São Paulo, quem acessar o Facebook verá uma mensagem especial com uma animação no topo do feed de notícias para celebrar a data na rede social e personalizar sua foto de perfil com a nova moldura de arco-íris.

Twitter

No Twitter, o microblog lançou um emoji que traz a bandeira arco-íris usada pelo movimento LGBT, basta publicar tweets com a hashtag #ParadaSP. A imagem estará disponível até o dia 20 de junho.

Google

O Google, celebra o movimento que chamou de #OrgulhodeSer. Além de ações envolvendo youtubers, para ajudá-lo a encontrar a Parada LGBT de São Paulo e outros eventos, foi adicionada a rota do desfile e outras informações ao Google Maps, no Android e no iOS (iPhone). Vai ser fácil reconhecer: um arco-íris é o caminho da maior parada LGBT do mundo.

Google Maps vai guiar usuários até a parada LGBTQ de SP (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Quem buscar por "Parada SP" ou termo similar, verá o buscador nas cores da rainbow flag — que foi tema de doodle. Um novo pacote de adesivos no Allo, é "É só amor", junta-se a "Orgulhe-se de quem você é", com frases como “Não sou obrigadX” ou o “Raio da Desconstrução.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.