Pendrives são unidades móveis de memória úteis para transferir arquivos de um lugar para outro sem Internet. Entretanto, os dispositivos precisam ser formatados constantemente para liberar espaço. Em pendrives de tamanho reduzido, é comum apagar todo o conteúdo para abrir lugar para arquivos grandes, mas alguns erros podem impedir o processo. Há casos em que o pendrive não formata de jeito nenhum, seja porque está protegido contra gravação ou porque existem bugs a serem corrigidos. Veja abaixo como resolver essas problemas usando o Windows 10.

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Windows não formata

Há vários motivos que levam o Windows a recusar a formatação de um pendrive. O dispositivo pode ter sido corrompido por ejeção incorreta ou ele pode usar um sistema de arquivos não suportado pelo computador ─ como é o caso do NTFS da Microsoft em um MacBook. Aprenda como solucionar esse tipo de erro no Windows 10.

Passo 1. Digite “disco” na busca do Windows 10 e abra o Gerenciador de Disco selecionando a opção “Criar e formatar partições do disco rígido”;

Passo 2. Verifique na parte inferior da janela todos os discos do computador e os que estão conectados a ele. O seu pendrive será um deles. Em unidades com erro de formatação, é comum que haja espaços não alocados (não utilizados), como na imagem abaixo;

Passo 3. De volta na busca do Windows, digite “diskpart” e abra a ferramenta correspondente;

Passo 4. Digite o comando “list disk” e veja todos os discos do computador. Identifique o seu pendrive verificando o tamanho total da unidade. Com a certeza de qual dos discos é o seu pendrive, digite o comando “select disk” seguido do número do disco. Em seguida, use o comando “list partition” para ver as partições do seu pendrive;

Passo 5. Selecione a partição 1 do seu pendrive digitando “select partition 1”. Em seguida, digite “delete partition override” para apagar. Depois repita o processo selecionando outras partições, se houver;

Passo 6. De volta ao Gerenciador de Disco, veja que o espaço inteiro do pendrive agora diz “Não alocado”. Clique com o botão direito sobre ele, selecione “Novo volume simples” e siga os passos na tela para formatar o pendrive e utilizá-lo normalmente do zero.

O que fazer quando o pendrive está protegido?

Quando o motivo da dificuldade em formatar é a proteção contra gravação, é preciso tomar outras medidas. As soluções abaixo visam contornar erros que deixam o pendrive protegido por engano e estão exclusivamente relacionados a software. Se o dispositivo tiver uma chave física de bloqueio ativada, é impossível liberar a memória flash e formatar.

Pendrive cheio

Antes de tudo, verifique se o pendrive está cheio clicando com o botão direito sobre ele e selecionando “Propriedades”. Em alguns casos, a memória cheia pode impedir a formatação por segurança. Tente usar o passo a passo acima com o diskpart para liberar espaço e formatar o pendrive.

Cheque a existência de vírus

Vírus podem impedir a formatação do pendrive para mantê-lo sempre um vetor de infecção. Clique com o botão direito sobre o dispositivo no Windows e faça uma varredura com um antivírus.

Busque por arquivos somente leitura

Em alguns casos, um único arquivo marcado como “Somente leitura” pode impedir a formatação do dispositivo. Navegue pelos itens guardados na memória externa e procure por arquivos com

... essa opção marcada nas propriedades. Se encontrar algum assim, desmarque a caixa de seleção e tente formatar o pendrive.

Libere pelo diskpart

Por último, há uma providência final que o diskpart pode tomar para liberar o pendrive para uso se o erro for somente um caso de software. Abra a ferramenta, digite “list disk” e “select disk” com o número do disco associado ao seu pendrive. Com o dispositivo selecionado, use o comando “attributes disk clear readonly” e dê Enter. Em seguida, tente formatar o pendrive normalmente.

Como instalar Windows pelo pendrive? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.