Leitores de impressões de digitais estão mais comuns do que antes em celulares e podem fazer mais do que desbloquear o aparelho com segurança. O sensor também pode se transformar em um botão físico para acessar a tela inicial com um toque rápido.

A função está presente de forma nativa em modelos como o Moto G5, Moto G5 Plus e Moto Z2 Play, mas pode ser usada em qualquer smartphone Android com leitor de digitais com ajuda do aplicativo Fingerprint Quick Action. Aprenda neste tutorial como configurar o app e criar um botão de início alternativo no dispositivo.

Aprenda a transformar o leitor biométrico do celular em um botão Home com o app Fingerprint Quick Action (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Passo 1. Baixe e abra o Fingerprint Quick Action no celular Android. Ative o app na chave localizada na parte superior e prossiga para as configurações de Acessibilidade.

... 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">

Ative o Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Encontre o Fingerprint Quick Action e ative a chave de permissão às funções de acessibilidade do smartphone. Esse procedimento só será necessário uma vez.

Conceda permissão de acessibilidade ao Fingerprint Quick Action no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. De volta ao app, localize a opção “Ação com toque único”. Na lista, toque em “Início” para habilitar o botão home com um toque no sensor de digitais. Teste para checar o funcionamento na hora.

Configure um toque no sensor biométrico como botão home no Fingerprint Quick Action (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Caso queira testar recursos experimentais do programa, também é possível programar dois outros comandos no sensor biométrico: deslize para um dos lados e dois toques. Configure os gestos como os botões de voltar e apps recentes, ou quaisquer outras opções oferecidas na lista.

Use dois toques e gesto para voltar e abrir apps recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.