GTA 4 é um dos principais jogos da popular franquia da Rockstar. Lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, o título traz um mapa vasto e cheio e vida, com personagens, missões e atividades secundárias. Tanto conteúdo dá espaço para uma série de curiosidades, segredos e bizarrices, que passam batidas por muitos dos jogadores.

Itens desconhecidos, polêmicas e segredos estão entre os principais 'fatos desconhecidos' dos fãs da franquia. Confira a lista com oito coisas que poucos sabem sobre Grand Theft Auto 4 e seu universo.

Lista reúne 8 coisas que poucos sabem sobre GTA 4 (Foto: Divulgação/Rockstar)

Roupas do protagonista de GTA 3

Quando o personagem Playboy X for morto durante a campanha de GTA 4, é possível ir até o seu apartamento e acesser seu guarda-roupas para obter novas vestimentas para Niko. A jaqueta e calças são exatamente as mesmas usadas por Claude, protagonista de GTA 3, que também se passa em Liberty City.

... 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">

Noko pode usar roupas de Claude, protagonista de GTA 3 (Foto: Divulgação/Rockstar)

O coração da estátua

Estátua da Liberdade de GTA 4 tem coração pulsante (Foto: Divulgação/Rockstar)

GTA 4 conta com sua própria versão da Estátua da Liberdade. Além de visto de longe, o monumento também pode ser visitado por Niko, e guarda um segredo arrepiante. Ao entrar na estátua, é possível encontrar um coração gigante, vivo e pulsante, preso bem no centro da estátua por uma série de correntes.

Seis dedos

Personagem de GTA IV tem um dedo extra em imagem promocional (Foto: Divulgação/Rockstar)

Em uma das artes promocionais mais populares de GTA 4, alguns usuários repararam em um erro bizarro. Na imagem, personagem Lola Del Rio segura um pirulito e tem seis dedos em sua mão direita.

Sites secretos

Site misterioso pode ser acessado em GTA 4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Grand Theft Auto 4 foi o primeiro jogo da série a contar com celulares e computadores interativos. Em lan houses, além de usar PCs como partes específicas de missões, Niko também pode encontrar uma série de sites curiosos e pouco conhecidos.

O mais interessante dos websites é o www.whattheydonotwantyoutoknow.com, que traz uma série de dicas e conspirações sobre mistérios do jogo. Para conferir o site, basta ir até um computador e digitar seu endereço.

Polêmica com músico brasileiro

DLC The Ballad of Gay Tony foi alvo de polêmica com compositor brasileiro (Foto: Divulgação/Rockstar)

Em 2010, o compositor brasileiro Hamilton Lourenço da Silva processou a Rockstar pelo uso da música "Conga Kid" no DLC The Ballad of Gay Tony. Segundo Hamilton, a música é um plágio de sua composição "Bota o Dedinho pro Alto".

Pedestres brasileiros

GTA 4 tem pedestres que falam português (Foto: Divulgação/Rockstar)

Vagando pelas ruas de Liberty City, é possível encontrar milhares de pedestres diferentes, que podem ser ouvidos conversando o tempo todo. Curiosamente, além de falarem inglês, alguns dos personagens também soltam algumas frases em português, com direito a muitos xingamentos e palavrões.

Policiais femininas removidas

Policiais femininas foram removidas de GTA 4 (Foto: Divulgação/Rockstar)

No primeiro trailer de GTA 4, era possível ver policiais femininas em ação. A novidade chamou a atenção dos jogadores, mas terminou ficando de fora da versão final do game, onde só homens aparecem no cargo.

Brincadeira, provocações e homenagens

Brincadeira, provocações e homenagens estão escondidas aos montes em GTA IV (Foto: Divulgação/Rockstar)

GTA 4 abusa de irônias e brincadeiras relacionadas a marcas, locais e personalidades da vida real. Marcas de refrigerantes, famosas redes de fast food, programas de televisão, redes sociais e famosos são constantes alvos de provocações no game, com nomes genéricos.

Referências a filmes e séries também podem passar despercebidos, assim como discretas menções ao enredo e acontecimentos de jogos mais antigos da série, como GTA San Andreas, que é lembrado com supostas homenagens póstumas a CJ, contos sobre lendas urbanas de Los Santos e citações ao polêmico mod Hot Coffee do jogo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.