O Firefox Focus é um navegador para celulares Android que promete ser o maior aliado de quem se preocupa com a privacidade na web. Funcionando em modo constante de navegação privativa (ou anônima), o novo browser da Mozilla permite apagar o histórico de navegação com um toque para mantê-lo protegido contra curiosos.

Além disso, o aplicativo traz um bloqueador nativo de publicidade e de rastreadores, como aqueles usados pelo Facebook e Google, o que não só acelera o carregamento como também impede que empresas coletem seus dados. Confira neste tutorial como usar o Firefox Focus.

Aprenda a usar Firefox Focus, navegador privativo para Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Como usar o Firefox Focus

Ao abrir o Firefox Focus, o usuário notará que o navegador possui apenas a barra de endereço e pesquisa na tela inicial. Além disso, não há a possibilidade de abrir novas abas ou de salvar e sincronizar favoritos, já que o objetivo do programa é oferecer uma experiência focada em privacidade.

Como navegar: seguindo o padrão clássico de navegadores, tudo que o usuário precisa fazer é digitar o endereço na barra do centro ou do topo da tela. Para retornar uma página, é preciso usar a tecla de voltar do seu celular. Já para recarregar a página ou avançar, é preciso tocar nas reticências para abrir o menu do app.

...

Firefox Focus tem navegação direta e sem abas ou excesso de botões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como apagar o histórico de navegação: para excluir todos os sites que você navegou, basta tocar no botão de lixeira, que flutua no canto inferior direito. Ao fazer isso, o Firefox Focus voltará para a tela inicial e apagará também outras informações como senhas, logins e cookies.

Firefox Focus apaga histórico de navegação no Android com um toque (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como mudar o serviço de buscas: se preferir, o usuário pode trocar o Google por outros buscadores como o DuckDuckGo, que é bastante focado em privacidade. Para isso, abra o menu do navegador, selecione configurações e em seguida toque em “Pesquisar”. Feito isso, escolha entre as opções disponíveis.

Usuário pode escolher o DuckDuckGo ou outros buscadores no Firefox Focus (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como mudar para um navegador “completo”: caso seja do seu interesse guardar o histórico de uma página ou navegar com todos os recursos, é possível transferir os seus sites. Para isso, toque sobre nas reticências e selecione a opção “Abrir com”. A lista de browsers instalados será exibida na parte inferior da tela.

Firefox Focus permite que usuário troque de navegador facilmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como usar as funções as funções básicas do Firefox Focus. Caso enfrente problemas com alguma página, é possível corrigi-los seguindo os métodos a seguir.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como desativar ou personalizar as ferramentas de proteção

Alguns bloqueadores do Firefox Focus podem causar problemas de incompatibilidade com certos recursos de sites, players de vídeos ou páginas completas. Por isso, o usuário pode desabilitar aqueles que não quiser usar. Confira.

Desativar temporariamente: caso esteja enfrentando um problema pontual ou deseje ver a página completa, toque nos três pontos e na chave ao lado de “Rastreadores bloqueados”. Nesse espaço, é possível ver ainda o que o Firefox Focus está impedindo.

Firefox Focus permite desabilitar os bloqueadores temporariamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Desabilitar permanentemente: abra as configurações do Firefox Focus e role a página até as guias "Privacidade e Desempenho". Nelas, é possível conferir todos os bloqueadores usados pelo navegador e também quais as possíveis consequências de ativá-los, incluindo o não carregamento de páginas ou travamentos. Basta tocar na chavinha para desativar.

Usuário pode desabilitar alguns bloqueadores do Firefox Focus para evitar problemas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como usar e personalizar o novo navegador da Mozilla no Android.

Qual é o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.