O GTA Vice City é considerado até hoje como um dos melhores títulos do PS2 e um dos pontos de virada da franquia como um todo. Contando a história de Tommy Verceti, em uma versão fictícia de Miami nos anos 80, o game cativou a imaginação de vários jogadores desde o seu lançamento. Só que existem alguns fatos sobre ele que passaram despercebido por muita gente e, agora, é hora de falar sobre eles.

Uma colcha de retalhos de filmes

Sempre quando se fala sobre GTA Vice City é comentado sobre a sua ligação com a série de TV Miami Vice, graças à época em que as duas obras se passam e a clara ligação entre Vice City e a cidade de Miami. Só que a Rockstar Games aproveitou outras obras da cultura pop dos anos 80 e começo dos 90 para criar seu jogo.

Você pode encontrar a motosserra de maneira bastante similar à do filme Scarface (Foto: Divulgação/Rockstar Games)

Um dos filmes mais referenciados em Vice City é Scarface. O longa estrelado por Al Pacino também se passa na cidade de Miami e serve, de maneira um tanto solta, como base para a história do próprio Tommy, além de aparecer em uma missão em que, ao entrar em um hotel, é possível encontrar um quarto todo ensanguentado e com uma serra elétrica. O filme conta com uma cena similar. Outro elemento de Scarface que faz parte de Vice City é a Mansão Diaz, que é quase idêntica à de Tony Montana, o personagem principal do filme.

O per

... sonagem Ken Rosenberg, um dos mais importantes do jogo, é claramente baseado no personagem Dave Kleinfeld, interpretado por Sean Penn no filme O Pagamento Final. Ambos são advogados, viciados em drogas e ajudam o personagem principal em seus crimes. Além disso, ambos têm visuais bastante similares.

Caçando heróis de outros jogos

Em dado momento da campanha de GTA Vice City, durante a fase Autocide, Tommy deve eliminar uma gangue europeia. O nome de cada um dos integrantes que devem ser eliminados são paródias de heróis de outros jogos de mundo aberto da época de lançamento de Vice City.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

São eles:

  • Mike Griffin (Mace Griffn do jogo Mace Griffin: Bounty Hunter);
  • Dick Tanner (Tanner de Driver);
  • Marcus Hammond, Franco Carter e Charlie Dilson (Mark Hammond, Frank Carter e Charlie Jolson de The Getaway);
  • Nick Wong (Nick Kang Williams de True Crime: Streets of LA).

Ser um bom cidadão vale a pena em Vice City

É comum durante o jogo você encontrar policiais correndo atrás de bandidos pelas ruas de Vice City. Na maioria das vezes, o bandido é você, mas nas situações em que você está limpo e vê essa cena, existe uma forma de lucrar com isso.

GTA Vice City trazia o charme dos anos 80 para a farnquia (Foto: Reprodução/GameSpot) (Foto: GTA Vice City trazia o charme dos anos 80 para a farnquia (Foto: Reprodução/GameSpot))

Ao avistar uma perseguição policial, você pode abordar o bandido e agredi-lo, até seis vezes, para ganhar 50 dólares no processo, ajudando a polícia de Vice City. É importante lembrar que se você bater demais na pessoa ou usar de armas ou carros para parar o bandido, ganhará uma estrela e a polícia focará seus esforços para prender você.

Vire um motorista de ônibus

Vice City conta com um ônibus que circula tranquilamente, realizando suas paradas e levando passageiros para seus destinos. Caso você queira, é possível roubar um desses ônibus e realizar a rota como se nada tivesse acontecido.

Dirija um ônibus pelas ruas de Vice City (Foto: Reprodução/GTA Wikis)

A melhor parte disso é que a cada passageiro que você recolhe para levar no seu ônibus, fatura 5 dólares no processo.

Um easter egg de verdade

O humor na série GTA é conhecido por muitos, sendo bem escrachado e sabendo exatamente o que os jogadores esperam, tentando subverter suas expectativas. Um bom exemplo disso existe em Vice City, em que você pode realizar algumas ações especiais, aproveitando um eventual bug no jogo para ter acesso a um easter egg.

O problema é que o segredo é exatamente esse: o easter egg, ou “ovo de páscoa” na sua tradução literal, é uma sala com um ovo de chocolate em cima de um pedestal com os dizeres “Happy Easter” em cima.

Um easter egg que é realmente um easter egg (Foto: Reprodução/TechTudo)

É o tipo de coisa que você normalmente não veria na campanha comum, mas a Rockstar, já esperando que os seus jogadores vasculhem por tudo, preparou essa pequena surpresa para todos.

GTA é a franquia de maior sucesso atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.