O Facebook está liberando os guias de cidades para usuários brasileiros, agora na versão estável do aplicativo. O recurso, que começou a aparecer em março nos Estados Unidos e Reino Unido, mostra atrações turísticas em várias cidades ao redor do mundo. A ferramenta conta com sugestões de restaurantes, bares, parques e outras categorias de lugares, permitindo ao usuário saber ainda locais visitados por amigos e os frequentados por moradores.

Desta forma, o Guia de Cidades se torna uma alternativa às funcionalidades do Google Maps. O tutorial abaixo foi realizado em um celular Android, mas a função também deve ser liberada para iPhone (iOS). Veja se a funcionalidade já está disponível no seu dispositivo e aprenda a explorar atrações de cidades famosas dentro do Facebook.

Veja como usar o Guias de cidades, novo recurso do Facebook (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Passo 1. Toque no menu principal do Facebook, vá até a seção "Aplicativos" e clique em "Ver tudo".

... 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">

Expansão da seção "Aplicativos" do app do Facebook para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

App do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no celular

Passo 2. Procure pela função "Guias de cidades" e entre nela. Note que não há um campo de busca; o usuário pode pesquisar apenas as cidades com o recurso disponível. Os lugares estão divididos por continente e há ainda uma seção "Mais populares" no topo da tela.

Tela inicial do recurso do Facebook "Guias de cidades" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Para pesquisar as cidades disponíveis, basta deslizar o dedo da direita para a esquerda na seção correspondente. Ao encontrar uma localidade desejada, toque nela. O Facebook irá mostrar em destaque a temperatura e o horário atual, assim como seus amigos que já visitaram o local.

Busca por cidades no guia turístico do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Descendo a tela, você verá os lugares que seus amigos visitaram. Você pode dar um toque sobre o local para abrir a página do Facebook e, se desejar, clicar no ícone de lembrete para salvá-lo. Logo abaixo, há a seção "Explorar", que organiza as atrações da cidade em categorias. Deslize o dedo da direita para a esquerda para visualizar mais categorias e toque em alguma para abri-la.

Indicações para salvar lugar e para explorar locais por categoria no Guias das cidades (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Neste exemplo, entramos em "Cafés" na cidade de Berlim. O Facebook exibirá uma lista dos cafés na localidade, com sua respectiva localização no mapa. Selecione um estabelecimento para abrir sua página e ver mais informações específicas. Se quiser, toque no ícone de lembrete para salvar o local.

Café em Berlim encontrado pelo Guias de cidades do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Dê um toque em qualquer lugar do mapa para expandi-lo. Tocando sobre os pontos em vermelho, o Facebook mostrará um pequeno card na parte inferior com a descrição do local, sua classificação e o botão de salvar. Você também pode ampliar o mapa para vê-lo em detalhes.

Mapa do Guias de cidades do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Abaixo do menu "Explorar", encontra-se a seção "Lugares frequentados pelas pessoas locais". As atrações são divididas por categorias (como restaurantes, cafés, arte e cultura etc) e listadas no esquema de rolagem infinita. Se quiser visualizar mais sugestões, vá até o fim da lista e pressione "Ver mais".

Menu do Guias das cidades mostra lugares frequentados pelas pessoas locais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Adiante, o guia do Facebook mostra as atrações populares da cidade. Assim como nos outros menus da ferramenta, a pesquisa é feita deslizando o dedo da direita para a esquerda. Você pode tocar em um local para abrir a página ou salvá-lo diretamente na tela principal clicando no ícone de lembrete.

Menu do Guias das cidades exibe atrações populares do local (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. O último menu é o "Mais cidades", que exibe uma barra de rolagem com as cidades mais populares. Você também pode clicar em "Ver tudo" para voltar à tela principal do Guias de cidades e descobrir atrações de outros lugares.

Atalho para explorar mais localidades no Guias de cidades do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Tocando na aba "Salvos", você verá todos os lugares que salvou, com as respectivas localizações indicadas no mapa. Os locais também aparecerão nos seus itens salvos do Facebook. Você pode ainda curtir, salvar e compartilhar a cidade na rede social.

Compartilhamento de cidade no Facebook através do Guias de cidades (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como ficar invisível no chat do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.