A atualização 3.0 trouxe para o Google Fotos duas importantes ferramentas para compartilhar fotos e vídeos de forma ainda mais ágil. Desde a última quarta-feira (28), é possível sincronizar álbuns inteiros com outras pessoas que possuam o app e receber sugestões de contatos para enviar as fotos nas quais elas aparecem.

A função “compartilhamento sugerido” utiliza a tecnologia machine learning para identificar os potenciais destinatários e estabelecer quais fotos e vídeos eles deveriam receber. Já a opção “álbum compartilhado” promete agilizar a troca de fotos de vídeos entre duas pessoas que tenham o app instalado, uma vez que ambos terão acesso em tempo real ao conteúdo da mesma pasta.

Os recursos estão chegando aos poucos a todos os usuários das versões Android, iOS (iPhone e iPad) e Web do serviço. Veja abaixo todas as novidades e mudanças que o Google Fotos recebeu com este mais recente update.

Google Fotos ganha novidades no compartilhamento de imagens (Foto: (Foto: Divulgação/Google Photos))

Aplicativo do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Nova interface de compartilhamento

Para começar, a aba “Compartilhar” organiza todo o conteúdo que o usuário enviou ou recebeu para outros contatos em algum momento, incluindo fotos e vídeos. Na parte de cima da tela, será possível visualizar sugestões de fotos a serem enviadas, além das respectivas pessoas que aparecem nelas, que serão sugeridas como destinatários.

... ="content-media__image-centered">

Nova aba de compartilhamento do Google Fotos (Foto: Divulgação/Google)

2) Identificação de rostos para compartilhamento

O Google Fotos agora consegue separar automaticamente as fotos por tema, como festas, casamentos e outros momentos importantes quando há um grande volume de imagens salvas. A partir de então, o software consegue identificar os rostos das pessoas nas fotos e sugerir, entre elas, quais gostariam de receber o conteúdo. O usuário poderá, ainda, excluir ou incluir pessoas da lista antes de enviar.

Vale lembrar que o compartilahemento pelo Google Fotos pode ocorrer com qualquer pessoa, mesmo se ela não for usuária do software. Para isso, o convite pode ser feito por e-mail ou número de telefone.

É possível escolher quais pessoas vão receber e quais fotos (Foto: Divulgação/Google)

3) Alerta aos envolvidos para compartilhar suas fotos

Além de receber acesso às imagens enviadas por você, seus parentes e amigos serão alertados para partilhar suas fotos relacionadas ao mesmo evento, caso eles tenham o Google Fotos instalado. Assim, o álbum em questão vira uma memória compartilhada entre todos que viveram a mesma experiência.

Os contatos adicionados podem escolher compartilhar de volta (Foto: Divulgação/Google)

4) Compartilhar um álbum inteiro

Se o usuário optar por compartilhar um álbum inteiro com outra pessoa, esta receberá todas as fotos ali guardadas e todas as que serão adicionadas no futuro, automaticamente. Porém, o dono da imagens consegue determinar que tipo de conteúdo quer que os outros tenham acesso, caso não queira expor toda a sua coleção.

Sincronize álbuns inteiros com as pessoas mais queridas (Foto: Divulgação/Google)

No menu principal, escolha a opção “Compartilhar biblioteca” e coloque o endereço de email do contato que deve ter acesso permanente ao álbum. É imporante lembrar que essa permissão pode ser revogada a qualquer momento.

5) Notificação de novas fotos compartilhadas

Assim que o álbum ganhar novas fotos, a pessoa que recebeu o acesso total será alertada toda vez que um novo conteúdo foi adicionado. Por exemplo, se um marido optou por compartilhar com a esposa apenas as fotos em que ela aparece, ela receberá alertas somente quando novas fotos com ela forem colocadas na pasta virtual.

Quem recebeu as fotos, também poderá salvá-las e criar um novo álbum (Foto: Divulgação/Google)

A pessoa que recebeu acesso ao álbum compartilhado poderá salvar essas fotos no seu próprio rolo de filme e criar seus próprios álbuns. As fotos originais, porém, continuam preservadas no primeiro álbum. Inclusive, a pessoa pode configurar o aplicativo para salvar esses arquivos automaticamente, sempre que novas fotos surgirem.

Como baixar arquivos do Google Fotos de uma vez só? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.