Por ser uma rede social muito popular, o Facebook é também alvo frequente da ação de hackers — ou mesmo de fofoqueiros — que entram nas contas de outras pessoas usando diferentes métodos. O acesso ao seu perfil permite ainda outros tipos de atividades que podem trazer um transtorno desnecessário, como fazer publicações em seu nome ou alterar características do perfil, como foto, ou a própria senha, por exemplo. Com o tutorial a seguir saiba se a sua conta foi objeto de um acesso indesejado e como se proteger de pessoas mal-intencionadas na plataforma.

Caso tenha notado algum tipo de atividade estranha em sua conta ou recebido um e-mail de redefinição de senha, saiba que resolver o problema pode ser mais fácil do que parece e leva apenas alguns minutos. Basta seguir o passo a passo abaixo para identificar o possível invasor e aumentar a segurança do seu perfil pessoal.

Facebook (Foto: Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Revise os últimos acessos ao seu perfil

Passo 1. Acesse o Facebook e clique na seta na lateral superior direita;

... 4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAOABkDASIAAhEBAxEB/8QAFwABAQEBAAAAAAAAAAAAAAAABAUGCP/EABYBAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAAUDBP/aAAwDAQACEAMQAAABtTOjmaDMoW8KSH//xAAdEAABBAIDAAAAAAAAAAAAAAAFAQIDBAAQERUh/9oACAEBAAEFAjIwmPUM0jNdkH0nRdbUxrkTEj8nTjX/xAAZEQEAAgMAAAAAAAAAAAAAAAABABIEBRH/2gAIAQMBAT8BNfjjas4T/8QAGhEAAgIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAECAxJBUf/aAAgBAgEBPwF3TezKXT//xAAoEAABAwEECwEAAAAAAAAAAAABAAIDBBITITEFEBEUIzRBUWFxk8H/2gAIAQEABj8CbNS0slWyV7uDEC27HRRb1oGeNl4LcsrbWH6mEUcLfFyAuVh+YRC7egs9uOer/8QAHhABAAICAgMBAAAAAAAAAAAAAQARMVEhwRBBgfD/2gAIAQEAAT8hVwuqreHDUqbapKrprDQwlUmSPpU/O9ThD1qYNi2XcxFUyZfH/9oADAMBAAIAAwAAABBqX//EABkRAQADAQEAAAAAAAAAAAAAAAEAESFBgf/aAAgBAwEBPxCmtXeq76sH4T//xAAYEQEAAwEAAAAAAAAAAAAAAAABABGRMf/aAAgBAgEBPxAylakS4tn/xAAeEAEBAAEFAAMAAAAAAAAAAAABESEAEDFBUWFxkf/aAAgBAQABPxAN6JhNSuQwwHfGrLQ+GTUwUfgbNU1gi1Owo+jtMOyXBY8+JrIqjBSedtMRigx4OWAX6Db/2Q==">

Tela inicial do Facebook - clique na seta superior para abrir o menu de opções. (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 2. No menu de opções, clique em "Configurações";

Tela inicial do Facebook - clique em "Configurações". (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 3. Na tela de configurações, clique em "Segurança e login".

Tela inicial do Facebook - clique em "Segurança e login". (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 4. Lá, você verá todos os dispositivos em que há uma conexão ativa.

Clique em "Ver mais";

Facebook - Tela de Segurança e login (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 5. Após clicar em "Ver mais" clique em "Sair de todas as sessões".

Como descobrir quem foi?

O procedimento detalhado acima irá desconectar todas as sessões ativas no seu perfil (até mesmo a do invasor). Caso haja algum aparelho de celular, tablet ou computador (ou ainda smart TV e videogame) não identificado por você e que você não use, há suspeitas de que esse seja o acesso indevido a ser bloqueado.

O recurso revela a data e hora em que foi acessado, o tipo do aparelho, a cidade e o país. O Facebook revela, ainda, qual navegador foi usado na rede social por quem tentou acessar em seu nome. Caso ache que não tenha sido você, é bom relembrar os últimos locais em que se conectou "voltando seus passos".

Facebook - clique para sair de todas as sessões ativas (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

O site não revela quem fez o acesso. Porém, munido das informações acima, você pode ter uma ideia do que está acontecendo. Um plugin que você liberou acesso? Um vírus que pode estar no seu perfil? Um login que ficou ativo em um computador público? Investigue com calma as opções.

Reforçe a segurança do seu perfil

Passo 1. Após desconectar todas as sessões ativas, é recomendado reforçar a segurança da sua conta. Você conta com a orientação do Facebook.

Para começar, acesse no link: www.facebook.com/hacked

Tela inicial do passo a passo para aumentar a segurança no Facebook (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 2. Ao clicar em "Get started" (iniciar) o Facebook irá realizar uma varredura automática na sua conta, para identificar possíveis pontos em que a segurança pode (e deve) ser otimizada;

O Facebook realiza a verificação automática da conta do usuário (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 3. O Facebook retornará com alguns pontos identificados;

Tela do Facebook com o diagnóstico inicial da verificação de segurança (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 4. Você deverá definir uma nova senha

Facebook - tela para definir uma nova senha (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 5. Clique em "Next" (próximo) para analisar as atividades recentes.

Caso encontre algum item que não queira mais que seja exibido — ou seja, algum post que o invasor ou um aplicativo não autorizado fez em seu nome — selecione o box correspondente e clique em "excluir".

Tela do Facebook de seleção de atividade recente (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Passo 6. No último passo, você vai escolher entre receber ou não um alerta sempre que um login for feito na sua conta. Tal comportamento pode ser alterado mais tarde nas configurações do Facebook;

Último passo da validação de segurança do Facebook. (Foto: Reprodução/Nathália Machado)

Repita o procedimento periodicamente

Agora, a sua conta do Facebook está mais protegida. Para aumentar ainda mais a segurança, recomenda-se repetir o procedimento acima com uma certa frequência, para garantir que as informações estejam sempre atualizadas e seguras e conferir os últimos acessos ao perfil. Use também a autenticação em duas etapadas, que garante ainda mais segurança à sua conta.

Como descobrir quem visitou meu Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.