O aplicativo do Facebook oferece ferramentas para edição de fotos e vídeos pelo celular, antes mesmo de publicar na rede social. Com poucos toques, o usuário pode adicionar filtros nas fotos, fazer cortes e personalizar com adesivos divertidos e textos. Os vídeos podem ser reduzidos aos trechos mais importantes, rotacionados e até exibir uma miniatura especial.

Para completar, o app para Android permite criar apresentações multimídia, que combinam suas fotos em um vídeo divertido, podendo adicionar música e título. Tudo isso de forma simples, sem precisar baixar aplicativos extras. Descubra como usar os truques de edição do Facebook neste tutorial.

Como editar as fotos

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook no Android e toque no campo de compartilhamento de conteúdo pessoal. Em seguida, selecione "Foto/vídeo".

Passo 2. Selecione a foto na galeria do seu celular e confirme em "Concluir". Quando a imagem abrir na pré-visualização, toque no botão de "Editar".

Passo 3. Na aba "Filtros", o usuário só precisa arrastar para a direita ou esquerda para verificar a aplicação dos efeitos na foto. Já na função "Cortar", você pode deixar apenas a parte que interessar da imagem, removendo elementos extras na paisagem. Para isso, arraste as bordas azuis até enquadrar o trecho que preferir. O ícone central (com uma seta) permite rotacionar a foto.

Passo 4. Vale a pena conhecer as ferramentas de "Figurinhas" (ícone de carinha feliz) e texto (botão Aa). O primeiro aplica adesivos divertidos na foto. Basta selecionar o que preferir e posicionar na imagem. O segundo permite adicionar textos personalizados: digite o que desejar e altere a cor na barra lateral.

Passo 5. Por fim, o botão "Doodle" permite fazer desenhos à mão livre na foto. Ao terminar, confirme em "Salvar". Depois basta escrever a legenda e postar a foto para seus amigos no Facebook no botão de "Publicar".

Como editar vídeos

Passo 1. Abra o Facebook e toque na área de compartilhamento de conteúdo. Em seguida, selecione "Foto/vídeo".

Passo 2. Escolha na galeria do celular um dos seus vídeos. Ao abrir a pré-visualização, toque no botão "Editar".

Passo 3. Para começar, você pode ativar ou desativar o áudio do vídeo com um toque no ícone de alto-falante, no topo ou até ativar o carregamento em HD, para oferecer maior qualidade de imagem. Já na ferramenta "Cortar", o usuário pode deixar apenas o trecho que preferir, ideal para vídeos muito longos. Apare o início e fim da mídia usando as barras em azul. Note que o tamanho final do vídeo será mostrado. Aproveite para rotacionar o conteúdo no botão de "seta circular" central.

Passo 4. Já no botão "Miniatura" você escolhe uma imagem de capa, para aparecer no vídeo antes que ele seja executado, na galeria do Facebook ou ao ser compartilhado. Basta selecionar um dos quadros já separados. Ao final das edições, toque em "Salvar". O novo vídeo será carregado para postagem no Facebook. Agora basta adicionar a legenda e tocar em "Publicar".

Criar apresentação multimídia

Passo 1. Abra o campo de compartilhamento pessoal do Facebook no Android e selecione "Apresentação multimídia".

Passo 2. Na aba "Foto", selecione "Adicionar fotos". Depois, marque todas as imagens que deseja adicionar na montagem, com no mínimo 3 itens. Confirme em "Avançar".

Passo 3. É possível ainda personalizar a trilha sonora ao tocar em "M

... úsica". O Facebook traz temas especiais, então basta tocar em uma delas para aplicar a nova sonorização. Em seguida, na aba "Título", adicione um texto pessoal para a abertura do vídeo. Ao final das edições, confirme em "Avançar".

Passo 4. Sua apresentação multimídia será carregada em um formato vídeo. Assista à prévia clicando no botão de play, no centro do vídeo. Agora, escreva uma legenda e confirme em "Publicar" no Facebook. Antes de postar você também pode aplicar as edições extras já mostradas neste tutorial.

Por que meu celular não acessa Facebook via Wi-Fi? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.