Os aplicativos do Dropbox, Google Drive e OneDrive para smartphone têm uma função útil para quem prefere trabalhar com documentos digitalizados em vez de fazer anotações no papel. Trata-se da possibilidade de escanear os papeis usando a câmera do celular e enviar para a nuvem. O arquivo, em formato PDF ou imagem, é sincronizado com o computador e outros dispositivos conectados à sua conta.

Confira as dicas a seguir e aprenda a usar o recurso. Vale lembrar que, embora os prints tenham sido feitos em um iPhone (iOS), a função também está disponível para usuários de smartphones com Android, do Google.

Aprenda a digitalizar documentos e anotações no Dropbox, Google Drive e OneDrive (Foto: Arte/TechTudo)

Dropbox

Passo 1. Abra o Dropbox e toque sobre o botão "+", na parte inferior da tela. Em seguida, selecione "Digitalizar documento".

... 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">

Digitalizando documento no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, é só apontar a câmera para o documento que você quer escanear e pressionar o botão de captura. Em seguida, caso seja necessário, usando os botões localizados na parte inferior da tela, você pode adicionar novas páginas, realizar ajustes na imagem ou girar a foto, respectivamente.

Tire uma foto do documento ou anotação no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Se o documento possuir mais de uma página, você pode usar a aba "Organizar" para alterar a ordem das folhas. Após fazer os ajustes desejados, toque em "Próximo". Por fim, é possível dar um nome ao arquivo, escolher o formato e a pasta do Dropbox em que ele será salvo. Feito isso, toque em "Salvar", no canto superior direito da tela.

Salvando arquivo na nuvem no Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Google Drive

Passo 1. Abra o app do Google Drive e toque em "+", no canto inferior direito da tela. Agora, toque em "Usar câmera".

Digitalizando documento no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Aponte a câmera para o documento ou anotação que você quer enviar para a nuvem e realize a captura da imagem. Por fim, basta tocar em "Usar Foto", no canto inferior direito da tela.

Capturando imagem do documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

OneDrive

Passo 1. Abra o aplicativo do OneDrive e toque em "+", no canto superior direito da tela. No Android, esse botão fica no canto inferior direito. Em seguida, toque em "Digitalizar".

Digitalizando documento no OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, é só apontar a câmera para o documento ou anotação que você quer escanear e usar o botão de captura. Caso queira renomear o arquivo, toque sobre o nome tracejado, na parte superior da tela. Por fim, toque em "Carregar" para subir o arquivo para a sua conta na nuvem.

Capture a imagem do documento ou anotação no OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Agora, é só esperar até que o arquivo seja carregado para a nuvem e sincronizado automaticamente com os seus outros dispositivos. Vale lembrar que, dependendo do tamanho do arquivo e da sua conexão, o upload pode demorar vários minutos.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.