O Google anunciou na última quinta-feira (20) mais um esforço contra os vídeos a favor do terrorismo no YouTube. O site vai redirecionar o link quando foram feitas buscas internas por palavras-chave que as levariam as pessoas para vídeos com mensagem terrorista a outros conteúdos mais saudáveis sobre o tema.

Quando um usuário fizer uma busca por qualquer termo extremista, ao invés de mostrar vídeos com mensagens terroristas no resultado, o YouTube vai apresentar outros vídeos que contrapõem e desmascaram esse pensamento.

YouTube ganha redirecionamento para mensagens extremistas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

De acordo com a Gigante das Buscas, o desenvolvimento da ferramenta está em estágio ''adiantado'', mas a empresa continuará a adicionar novos recursos no futuro. A principal preocupação é fazer com que o YouTube compreenda cada vez mais as mensagens terroristas de forma automática. Por isso, a aprendizagem de máquina (machine learning) será uma ferramenta essencial para alimentar esta lista de termos sem precisar da intervenção humana de maneira direta.

Além disso, o Google quer trabalhar com ONGs de combate ao extremismo para que as organizações produzam os vídeos que refutam as mensagens terroristas e ampliar a lista de termos c

... om palavras de outros idiomas além do inglês.

Para fazer acontecer, a equipe chamada “Jigsaw” do Google vem trabalhando ao longo dos últimos anos com a empresa Moonshot CVE para criar e aprimorar esse “método de redirecionamento”. Esta companhia é especializada em combater os discursos extremistas e consegue, através de suas pesquisas, compreender como esses grupos usam as ferramentas de internet para espalhar mensagens de ódio.

YouTube não carrega os vídeos: por quê? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.