O TouchBar for Android é um aplicativo experimental que traz uma barra inspirada no novo Macbook Pro para o celular com Android. Disponível para download grátis, o app adiciona botões para funções como Wi-Fi, 3G e volume para parte inferior da tela, o que facilita o uso de aparelhos grandes com apenas uma das mãos.

Além disso, há recursos mais avançados, como pesquisas no Google e até controle de músicas no Spotify ou outros players. Confira, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como ter a TouchBar no seu aparelho Android.

TouchBar for Android adiciona atalhos que podem ser usados sobre qualquer tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aviso sobre segurança

O TouchBar for Android ainda não está disponível na Google Play Store e deve ser baixado externamente no fórum XDA Developers. Embora seja uma fonte bastante conhecida, os riscos no processo não estão totalmente descartados. Portanto, tenha cautela ao prosseguir com a instalação.

Antes da publicação deste tutorial, o TechTudo testou o aplicativo em um OnePlus 3T com Android 7.1 e não notou problemas ou atividades estranhas no dispositivo. De qualquer forma, mostraremos a seguir como minimizar os riscos da instalação de aplicativos em APK fora da Google Play Store.

Como baixar e instalar o TouchBar for Android

...

Passo 1. No seu celular, acesse a página de download do TouchBar for Android e toque sobre o botão azul com uma seta para baixar.

Passo 2. Caso o navegador exiba um aviso, confirme o download.

Acesse a página do XDA Developers para baixar o TouchBar for Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Acesse o Metadefender no navegador e, com a opção "Analyze a File" selecionada, toque em “Select a File”. Clique em "Arquivos" e procure pelo APK baixado nas pastas “Recentes” ou “Download”. Aguarde pela mensagem “No Threats found” no fim do scan para prosseguir.

Usuário pode verificar o APK do TouchBar for Android no Metadefender (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: Se preferir, confira como verificar apps em formato APK em detalhes.

Passo 4. Para instalar o TouchBar, é preciso que o Android permita a instalação de apps fora da Play Store. Para isso, acesse Configurações do sistema, toque em “Segurança e Impressão Digital” e ative a opção “Fontes desconhecidas”. Para instruções detalhadas, acesse este tutorial.

Permita a instalação de fontes desconhecidas para ter o TouchBar for Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Volte à pasta de downloads do seu celular e toque sobre o APK baixado para instalar.

Passo 6. Na tela que aparece, clique em “Instalar” e, ao fim, selecione "Abrir".

Toque em Instalar para ter a TouchBar no seu celular Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. O TouchBar precisa de algumas permissões do sistema para funcionar. Para fazer isso, clique em cada um dos três itens na guia “Special Acess” e conceda a autorização necessária quando a tela do sistema aparecer.

Dê as autorizações necessárias para usar o TouchBar no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Quando os três itens estiverem marcados, toque sobre a opção “Activate TouchBar” para iniciar o recurso.

TouchBar aparecerá na parte inferior da tela do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A TouchBar será mostrada normalmente na parte inferior da tela. Confira a seguir como personalizar e usar a ferramenta.

Como usar e personalizar a TouchBar

Usar a TouchBar é simples: basta arrastar o dedo para cima a partir da extremidade inferior da tela. Feito isso, o usuário pode tocar nos botões para ativar ou desativar suas respectivas funções. Para revelar mais atalhos, é só arrastar os dedos para os lados.

TouchBar para Android pode ser acessada na parte inferior da tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Algumas funções da TouchBar estão integradas com outros aplicativos. A pesquisa do Google, por exemplo, permite fazer buscas na Web a partir de qualquer tela. Além disso, há um player de música com o botão de passar, voltar ou pausar a faixa no seu app preferido.

Caso queira, é possível personalizar alguns aspectos importantes da TouchBar. Para isso, basta abrir o ícone do aplicativo na gaveta do sistema. Confira a seguir os principais:

Selecionar player de música: Por padrão, o TouchBar usa o aplicativo nativo do Android. Para alterar para o Spotify, Google Play Music ou outro, clique em “Select Player Music”.

Usuário pode escolher o player de música que mostrará controles na TouchBar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Tempo de exibição: A TouchBar desaparece sozinha no Android. Para deixá-la mais rápida ou devagar, toque em “Auto-hide after second(s)” e digite o número de segundos pelos quais deseja exibi-la.

Escolha um tempo para que a TouchBar do Android seja exibida (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Desativar TouchBar: Caso queira desativar o recurso sem desinstalar o aplicativo, vá para a tela de configurações e toque na chave ao lado de “Activate TouchBar”.

TouchBar para Android pode ser desativada dentro do próprio aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como personalizar sua experiência com a TouchBar no Android.

Celular reiniciando sozinho: o que pode ser e como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.