A Mozilla celebrou, na última quinta-feira (20), um milhão de downloads do Firefox Focus para Android, após apenas um mês de lançamento do aplicativo para a plataforma do Google. O browser tem chamado a atenção dos usuários por bloquear anúncios e quase não deixar rastros de navegação no celular. Com foco em privacidade e segurança, o navegador chegou no ano passado para iPhone e iPad (iOS).

O Focus está disponível em português para Android 5 ou superior, ou a partir do iOS 9. Sua interface é simples e permite navegação anônima automática. Recentemente, a versão para iPhone ainda ganhou recursos extras, como o Modo Noturno e leitor de código QR. Já os usuários do sistema do Android agora podem assistir a vídeos em tela cheia e fazer downloads de qualquer tipo de arquivo.

Firefox Focus: conheça motivos pelos quais o navegador garante privacidade (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Privacidade em primeiro lugar

Os rastreadores de publicidade monitoram seus passos na web para sugerir anúncios mais precisos. A ideia do Firefox Focus é bloquear esses rastreadores, também conhecidos como trackers, para garantir mais privacidade, assim como para acelerar a navegação. O browser da Mozilla tem ainda outras funções de segurança, como limpeza rápida do histórico e lembretes de uso.

Conheça melhor cada uma das ferramentas de privacidade do Firefox Focus a seguir.

1. Apagar o histórico com um toque

... A opção de limpar o histórico de navegação na internet é sempre uma camada a mais de privacidade. O Firefox Focus potencializa isso ao permitir que o histórico do navegador seja apagado apenas com um toque. Com uma página aberta, basta tocar no símbolo de lixeira, na parte inferior da tela, para que todo os histórico seja removido, inclusive o endereço atual. A partir disso, é possível limpar o histórico de navegação (cookies, endereços visitados, pesquisas e formulários preenchidos) em qualquer tela do browser.

Firefox Focus: ícone de lixeira apaga o histórico com um toque (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

2. Prints bloqueados

Para aumentar a privacidade dos usuários, o Firefox Focus não permite tirar print das páginas de navegação ou de qualquer outra interface do aplicativo. Isso não ocorre no iOS, mas o navegador para Android já chega configurado dessa maneira. Para quem não tem interesse no bloqueio de captura de tela, é possível alterar isso nas configurações do Firefox Focus no sistema móvel do Google. De qualquer forma, a possibilidade é uma maneira criativa de manter a privacidade no navegador.

3. Lembretes em forma de notificação

Enquanto está aberto, na tela principal ou em segundo plano, o Firefox Focus é exibido em forma de uma notificação. Dessa maneira, caso o usuário saia do navegador sem fechar o aplicativo, o browser mostrará um lembrete. O objetivo é que o dono do celular não se esqueça de limpar o histórico e fechar o Firefox Focus após o uso.

Firefox Focus: browser lembra usuário de limpar rastros de uso (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Qual é o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.