O SOS Alerts é a nova investida do Google para avisar usuários sobre enchentes, queimadas e outros desastres naturais. A novidade é uma evolução dos Avisos Públicos, anunciado há um ano, e leva notícias de fontes confiáveis, atualizações de órgãos governamentais, além de telefones úteis para o topo das buscas do Google Search na web e no celular e em locais no Google Maps. A ideia é oferecer explicação rápida sobre o que acontece em uma situação de emergência e ajudar a decidir o que fazer.

Google SOS Alerts mostra informações emergenciais na busca (Foto: Divulgação/Google)

Como funciona?

As informações são hierarquizadas automaticamente conforme a importância, e aparecem ao realizar uma busca manual no Google ou no Maps. Se o usuário estiver na zo

... na afetada, os alertas chegam em forma de notificação no celular. Para auxiliar o deslocamento da população e evitar vítimas, o SOS Alerts ainda irá oferecer frases traduzidas no idioma local, no caso de viagens. Já quem não estiver perto do local do incidente poderá usar o Google para realizar doações para socorristas e voluntários.

O Google reúne informações de uma série de entidades humanitárias, como a Cruz Vermelha, e órgãos de vários países, além de cruzá-las com dados de redes sociais e de produtos como Google Notícias, Maps e Waze . A gigante de buscas ainda analisa a conectividade de Internet na área afetada e a disponibilidade de informações oficiais. Depois, dependendo da consistência dos dados, começa a disparar alertas aos usuários mais próximos. A empresa não se compromete a informar sobre todas as catástrofes mundiais, mas pretende cobrir o máximo possível.

Informações também aparecem em cartões do Maps (Foto: Divulgação/Google)

Para receber notificações automáticas em caso de incidentes próximos, é importante ter o aplicativo do Google instalado no Android ou iPhone (iOS), e ativar a precisão máxima de localização do dispositivo. Caso não haja pacote de Internet ativo, o Google promete fornecer informações por meio do perfil @GoogleCR (em inglês) no Twitter. Assim, é possível obter atualizações se o usuário tiver assinatura de plano de operadora com acesso livre ao microblog.

Google Chrome abrindo páginas sozinho: como remover vírus? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.