O ASCII ? um c?digo que foi proposto por Robert W. Bemer como uma solu??o para unificar a representa??o de caracteres alfanum?ricos em computadores. Antes de 1960 cada computador utilizava uma regra diferente para representar estes caracteres e o c?digo ASCII nasceu para se tornar comum entre todas as m?quinas.

Left Shark: site do Google I/O 2015 esconde tubar?o dan?arino de Katy Perry

Conhe?a a hist?ria do c?digo ASCII (Foto: Reprodu??o/Andr? Sugai)

De onde vem?

O nome ASCII vem do?ingl?s?American Standard Code for Information Interchange ou??C?digo Padr?o Americano para o Interc?mbio de Informa??o?. Ele ? baseado no alfabeto romano e sua fun??o ? padronizar a forma como os computadores representam letras, n?meros, acentos, sinais diversos e alguns c?digos de controle.

No ASCII existem apenas 95 caracteres que podem ser impressos, eles s?o numerados de 32 a 126 sendo os caracteres de 0 a 31 reservados para fun??es de controle. Ou seja, fun??es de computador. Alguns caracteres acabaram caindo em desuso pois eram fun??es espec?ficas para computadores da ?poca como o Teletype (m?quinas de escrever eletro-mec?nicas), fitas de papel perfurado e impressoras de cilindro.

Tabela de c?digos ASCII (Foto: Reprodu??o/Andr? Sugai)

Alguns exemplos de fun??es de controle seriam o LINE FEED que fazia com que a impressora avan?asse seu papel, a fun??o cancel e a fun??o escape que at? hoje ? representada pela tecla ESC. Caso voc? queira ver uma lista mais extensa dos caracteres ASCII visite o site Asciitable (asciitable.com).

Como formatar um notebook Positivo? Comente no F?rum do TechTudo

E os desenhos?

Outro uso bem interessante dos c?digos ASCII ? para a cria??o de desenhos. Os c?digos podem ser utilizados para representar qualquer tipo de imagem, coloridas ou n?o. Quem utilizava o mIRC talvez se lembre disso. Caso voc? queira experimentar algumas possibilidades em c?digo ASCII hoje existem solu??es online como o conversor de textos para ASCII como o Text to ASCII Art Generator ou o conversor de imagens Picascii.

... /p>

No site Asciiart (asciiarte.com) ? poss?vel conferir uma galeria de imagens criadas utilizando o c?digo ASCII, apesar de ser um c?digo antigo ele ainda ? muito ?til e divertido.

Exemplo de ASCII Art com Mestre Yoda, de Start Wars (Foto: Reprodu??o/Andr? Sugai)

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.