A Adobe vai parar de atualizar e distribuir o Adobe Flash Player — plugin que coleciona problemas de desempenho e segurança ao longo dos anos. Até 2020, a fabricante promete suporte básico à extensão enquanto espera que sites e navegadores removam o recurso por completo. Durante esse período, o Flash será desativado por padrão dos browsers. Com isso, o usuário pode ter dificuldades para navegar em páginas que ainda requerem o plugin para rodar vídeos e animações.

Durante os próximos três anos, será preciso ativar manualmente o plugin Adobe Flash Palyer no seu navegador. Veja como ativar e autorizar o plugin para continuar usando "sites antigos" nos principais navegadores: Chrome, Firefox, Microsoft Edge, Internet Explorer, Safari e Opera.

Como continuar usando o Adobe Flash Player até 2020 no navegador (Foto: Reprodução/André Sugai)

Google Chrome

Passo 1. Digite ''chrome://settings/contente/flash'' na barra de endereços e ative a chave localizada ao lado de “Permitir que sites executem Flash”. Caso queira decidir caso a caso, ative a chave “Perguntar primeiro”;

... YQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAOABkDASIAAhEBAxEB/8QAFwAAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAwYHBP/EABUBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIE/9oADAMBAAIQAxAAAAGzEeyUidlfcyP/xAAdEAACAgEFAAAAAAAAAAAAAAABBQACAwQQERMU/9oACAEBAAEFAipaQKXNZl07fHfxN5Wu1hyOsT//xAAbEQABBAMAAAAAAAAAAAAAAAABABFBkQIDEv/aAAgBAwEBPwHmHNlHXjD2V//EABwRAQABBAMAAAAAAAAAAAAAAAEAAgQUkkFS0f/aAAgBAgEBPwHIepqeQuauQ1J//8QAIRAAAAQFBQAAAAAAAAAAAAAAAAECAwURICE1JHOBk5T/2gAIAQEABj8CybJHsC0Va84S2uLtJNdi00p8jLs9NP8A/8QAHRAAAgICAwEAAAAAAAAAAAAAAREAITFhEJHR8f/aAAgBAQABPyEtlpkounDwNDT2WAsSoroNmjPmPYIB5J4YjDmk9mf/2gAMAwEAAgADAAAAEMpv/8QAHBEAAQMFAAAAAAAAAAAAAAAAEQABoTFBUWHw/9oACAEDAQE/ECFFxdDMexixK//EABgRAAIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAABMaHw/9oACAECAQE/EFKKwbR//8QAHxABAQACAQQDAAAAAAAAAAAAAREAITEQYXGBweHw/9oACAEBAAE/EFTFgioDjRhPK6bj64514GAoI0SWwvSrVdDvJ4VyYgaQjR49Jn5L5z//2Q==">

Ative o Flash no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abaixo, clique nos botões “Adicionar” para incluir sites nos quais você deseja sempre bloquear ou liberar (permitir) o Flash. De preferência, adicione endereços completos, com ''http://'' no começo.

Adicione sites nas listas de permissão e bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mozilla Firefox

Passo 1. Certifique-se de que o plugin Flash Player está instalado no computador. Em seguida, acesse o menu do Firefox e abra a opção “Extensões”;

Acesse a lista de complementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na aba “Plugins”, localize o Shockwave Flash e escolha na janela ao lado se deseja manter sempre ativado ou decidir site por site.

Ative o Flash no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Microsoft Edge

Passo 1. Abra o menu principal do Microsoft Edge e acesse as configurações;

Vá até as configurações do Edge (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Role a tela até a opção “Exibir configurações avançadas”;

Expanda as opções do navegador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ative a chave ao lado de “Usar o Adobe Flash Player”.

Ative o Flash no Edge do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Internet Explorer

Passo 1. Clique no botão em forma de engrenagem para acessar o menu do Internet Explorer e selecione “Gerenciar complementos”;

Gerencie os complementos no IE (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Barras de ferramenta e extensões”, busque no menu à direita por “Shockwave Flash Object”. Abaixo, clique em “Habilitar”.

Habilite o Flash no Internet Explorer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Opera

Passo 1. Abra o menu principal clicando no símbolo do Opera e acesse as “Configurações”;

Acesse as configurações do Opera (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No menu “Sites”, busque pelo item “Flash” e selecione a opção “Permitir a execução do Flash nos sites”. Para escolher quando usar o plugin, escolha “Clicar para reproduzir”;

Ative o Flash no Opera (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Gerenciar exceções”, defina sites nos quais o Flash será sempre bloqueado ou permitido, conforme sua necessidade.

Adicione sites para rodar ou não o plugin da Adobe (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Safari

O procedimento para ativação do Flash é o mesmo em todos os navegadores acima tanto no Windows quanto no macOS, com exceção do Microsoft Edge, exclusivo do Windows 10. No Safari, para computadores da Apple, o passo a passo é um pouco diferente.

Passo 1. Acesse as preferências do Safari no menu principal do navegador;

Acesse as preferências do Safari no Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Segurança”, marque a opção “Permitir plugins” e clique ao lado para ajustar;

Habilite plugins e acesse as suas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Marque a caixa de seleção ao lado do Adobe Flash Player e, abaixo, selecione se deseja o recurso sempre ativado ou habilitado conforme a usa necessidade (Perguntar).

Ative o Flash no Safari para Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

VPN do Opera protege o IP apenas na navegação? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.