Um dos maiores desafios para a criação e popularização de mini drones pode estar perto de ser superado por uma pesquisa feita pelo MIT. O estudo procura formas de reduzir o tamanho do chip das aeronaves e da quantidade de energia necessária para operá-las, o que resultaria em modelos menores, mais leves e econômicos. A técnica apresentada, batizada de Navion, usa um algoritmo de baixo consumo e hardware reduzido para a criação de um processador especializado.

A principal inovação trazida pelo método ocorre na hora de pensar a forma como criar os componentes. Normalmente, o design do algoritmo e do hardware são feitos por pessoas diferentes, e depois mapeados. “Nós descobrimos que criar o hardware e o algoritmo juntos resulta em uma economia de energia substancial”, explica a professora associada do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT, Vivienne Sze.

Nova técnica do MIT pode criar drones pequenos e economicos (Foto: Divulgação/MIT)

Os chips dos drones precisam calcular uma grande quantidade de dados fornecidos por câmeras e sensores em alta velocidade para determinar a sua trajetória. Como isto requer muita energia é necessário equipá-los com baterias grandes e pesadas, que inviabilizam a criação de aeronaves menores.

Já o novo processo de criação é capaz de processar imagens a 20 frames por segundo e implementar comandos para ajustar a orientação do drone usando apenas 2 watts de energia, o que equivale a cerca de 6% do necessário normalmente.

A técnica, após ser aperfeiçoada, pode resu

... ltar no menor veículo inteligente capaz de voar sozinho. Uma das aplicações possíveis para eles, no futuro, é serem usados em missões de resgate em locais apertados, como para examinar estruturas colapsadas e buscar por pessoas presas.

A tecnologia atual já é capaz de reduzir o tamanho e peso de diversos componentes, como câmeras e sensores, que usam pouco mais de 1 W de energia para operar. Como ela ainda está em fase de testes, não há previsão de quando será implementada em modelos comerciais de aeronaves.

Via MIT

Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.