O erro DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET é bastante comum em aparelhos que tem problemas com conexões e servidores DNS instáveis. Apesar de parecer assustador, esse tipo de erro é bem comum, e a as vezes, fácil de resolver. A maior dificuldade é que existem vários deles: dns_probe_finished_bad_config, dns_probe_finished_no_internet ou dns_probe_finished_nxdomain. Além disso, ele independe de plataforma, podendo aparecer no Android, Mac, Windows 7, 8, 10 e até Linux. Por isso, nesse tutorial, serão mostradas todas as opções que pode ajudar a descobrir como resolver esse erro, para que você volte a navegar e usar o Facebook, Google e tudo mais.

Descubra como resolver erros do tipo "DNS_PROBE_FINISHED" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Se quando você tentar acessar à Internet, receber uma mensagem de erro indicando "DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET", execute um dos seguintes procedimentos para resolver o problema no seu computador:

Reinicie o roteador

Essa é a solução mais óbvia e que resolve o problema na maioria dos casos. Muitas vezes, os problemas DNS_PROBE_FINISHED podem ser resolvidos apenas desligando e religando o roteador de acesso a Internet.

Simplesmente desligue o seu roteador, aguarde alguns segundos e volte a ligá-lo. Caso você possua um repetidor de Wi-Fi, experimente reinicia-lo também. Em seguida, abra um navegador em um site e veja se resolveu.

Faça a reparação da conexão

Se a reinicialização do roteador não resolveu o seu problema, outra opção que pode ajudar o usuário é a reparação de conexão. O recurso pode ser acessado no Windows, fazendo o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da conexão. No menu de contexto que será exibido, clique na opção "Resolver problemas";

... class="content-media__container">

Acessando a opção "Solucionar problemas" da conexão (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Imeditamente, será exibida a janela de diagnóstico de Rede do Windows. Essa ferramenta fará uma análise completa da conexão e fará alguns ajustes e tarefas, incluíndo a reparação de conexão .

Utilizando a ferramenta de solução de problemas de rede (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Terminado o diagnostico, feche a janela, abra um navegador e acesse um site, para testar como ficou;

Limpe o cache de DNS

Limpando o cache DNS no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

A estrutura de nomes usada para encontrar sites na Internet chama-se Domain Name System ou DNS. Embora seja muito bem feito, esse recurso não é perfeito, podendo exibir erros e informações erradas.

Ou seja, em alguns momentos o DNS poderá gerar erros no seu navegador. Quando isso acontecer, você pode simplesmente limpar o cache de DNS para obter a informação mais recente, e quem sabe, resolver o seu problema.

Para limpar o cache de DNS, basta seguir esses outros tutorial do TechTudo:

Use os servidores de DNS do Google

Alguns provedores de Internet utilizam servidorses de DNS fracos e que apresentam muitos problemas, resultando nos famigerados erros "DNS_PROBE_FINISHED", dentre outros. Quando isso acontece, é dificil descobrir de quem é a culpa. Nesse caso, mudar os endereços dos servidores DNS para algo mais confiável pode ser a solução.

Uma boa saída para esse tipo de situação é usar os servidores de DNS do Google. Na prática, você estará configurando o Windows que para usar os servidores do Google para obter o IP dos sites, em vez de procurar servidores DNS do provedor. Para fazer esse ajuste, siga esse tutorial:

Mude de provedor

Se depois de todas essas opções, você ainda continua vendo erros de "DNS_PROBE_FINISHED", então experimente usar outro provedor de acesso a Internet. De imediato, você pode tentar usar um modem ou o smartphone como modem. Ou se tiver essa opção, tente acessar usando outra conexão disponível para conferir se o problema é a rede.

Erros sempre podem aparecer, você só precisa descobrir como corrigi-los. Com certeza as dicas acima resolverão o seu problema e você poderá finalmente acessar a Internet tranquilamente. Tenha uma boa navegação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.