Simular um avi?o voando pelos c?us parece algo simples quando se fala em jogos tridimensionais. Mas alguns games v?o al?m dos gr?ficos e simulam toda a atividade de pilotar um avi?o. Ao ponto de serem conhecidos como simuladores de voo, estes jogos cruzam a linha da divers?o e contam at? mesmo como horas de voo em alguns pa?ses. Conhe?a os melhores simulares para Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

War Thunder: como jogar o game de avi?es da Segunda Guerra Mundial

N?mero um da lista de qualquer lista de simuladores de voo para PC (Foto: Divulga??o)

- Microsoft Flight Simulator X (GR?TIS)

Sem d?vida este ? o simulador de voo mais popular e um dos mais completos. Flight Simulator come?ou sua hist?ria em 1980 e continua a instruir jogadores at? hoje. O game, se ? que podemos cham?-lo assim, possui mais de 25 mil aeroportos e reproduz com perfei??o situa??es de pouso e decolagem em praticamente qualquer lugar do planeta.

Com um realismo impressionante, o jogo reproduz fielmente qualquer tipo de aeronave constru?da pelo homem nos ?ltimos 100 anos. Al?m disso, Flight Simulator X tamb?m simula praticamente todas as opera??es que um piloto deve realizar, como ler cartas a?reas, taxiar, manter contato com a torre e utilizar todo tipo de nomenclaturas espec?ficas da profiss?o. Grande parte do sucesso se deve tamb?m a comunidade de FSX, que ? bastante ativa. H? companhias fict?cias e partidas online, em que o jogador pode conversar com outros pilotos que atuar?o em outros pap?is, como controladores de voo.

Download de Microsoft Flight | Windows XP ou superior

- X-Plane 10 (PAGO)

Outro simulador de voo bastante popular entre pilotos comerciais ? X-Plane da Laminar Research. Com um conceito diferenciado, X-Plane est?, de certa forma, um passo a frente de outros jogos de simula??o. O programa implementa um sistema de voo realista em que for?as podem atuar em diferen?as pontos da estrutura de uma aeronave, dando ao game um aspecto de simulador de voo profissional. Al?m disso, X-Plane ? um dos simuladores com melhor gr?fico da atualidade.

Game simula avi?es comerciais com elementos de simuladores profissionais (Foto: Divulga??o)

X-Plane possui certificado da FAA (Federal Aviation Administration), entidade respons?vel pela avia??o civil nos Estados Unidos. A quantidade de avi?es n?o ? t?o grande quanto em Flight Simulator, mas X-Plane guarda algumas surpresas como miss?es em que o jogador deve pilotar aeronaves inusitadas, como a espa?onave Shuttle, tamb?m conhecida como ?nibus Espacial.

Download de X-Plane | Windows XP, OS X 10.6.8 ou superior e Linux Ubuntu 12.04LTS

- FlightGear (GR?TIS)

FlightGear ? um simulador de voo gratuito e com c?digo aberto. Com vers?es para Windows, Mac e Linux, FlightGear ? claramente inspirado no Flight Simulator. Atualmente, o simulador est? na vers?o 3.0 e j? chegou a incr?vel marca de 400 aeronaves e mais de 20 mil aeroportos. Outro destaque da nova vers?o ? a possibilidade de usar texturas reais das cidades atrav?s do plugin OsgEarth, criando um incr?vel efeito de imers?o.

Melhores op??o gra
... tuita no PC, Flightgear ? o "Flight Simulator" Open Source (Foto: Divulga??o)

Assim como Flight Simulator, um dos destaques de FlightGear ? a extensa comunidade de desenvolvedores e pessoas que criam conte?dos para o simulador. Apesar de n?o contar com um grande apelo gr?fico, o simulador chama a aten??o por usar sistemas de simula??o com algoritmos da NASA. FlightGear serviu de base para uma s?rie de simuladores comerciais como Virtual Pilot 3D.

Download de FlightGear | Windows, Mac e Linux

- DCS World (GR?TIS)

DCS World ou Digital Combat Simulator World ? um jogo online gratuito que foge um pouco da linha apenas da simula??o, colocando combates a?reos na brincadeira. O game abrange diferentes ?pocas e conflitos, indo da Segunda Guerra at? conflitos recentes. Por?m, n?o espere uma campanha elaborada, pois em DCS World as miss?es s?o simples.

Game de combate online tem ?tima simula??o e cockpit "clic?vel" (Foto: Divulga??o)

Apesar de possuir op??es para jogadores casuais, DCS World oferece cockpits detalhados e muitas op??es de simula??o. Os gr?ficos s?o o destaque com qualidade visual impressionante. Ainda que seja gratuito para baixar e jogar, DCS World oferece gratuitamente apenas dois avi?es e o restante precisa ser adquirido via DLCs.

Download de DCS World | Windows 7 ou superior

- IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad?(PAGO)

?Dog Fight? ? um conceito de combate a?reo remanescente da Segunda Guerra Mundial. Naqueles anos, miss?es e avi?es a jato eram novidades e a maioria dos avi?es da Segunda Guerra sequer passavam dos 500 Km/h. Embora outros jogos tenham abordado o conflito, como Combat Flight Simulator, IL-2 Sturmovik rouba a cena por unir simula??o e combates a?reos de forma muito divertida.

IL-2 Sturmovik surpreende at? mesmo o f? de jogos de combate e simula??o com avi?es (Foto: Divulga??o)

IL-2 Sturmovik ? realista o suficiente para ser chamado de simulador. No game, o jogador encara miss?es pelo lado da ent?o Uni?o Sovi?tica e deve combater nazistas. O jogo foi originalmente lan?ado em 2001, mas recebe updates constantes e pacotes de expans?o com novas miss?es. O ?ltimo, por exemplo, saiu no final de 2015.

Download de IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad | Windows XP ou superior

- X-Plane 9 (Gr?tis para testar)

X-Plane 9 ? um simulador de voo desenvolvido pela mesma empresa de X-Plane 10. Com vers?es para Android e iOS, X-Plane 9 ? ideal para quem experimentar um simulador direto no smartphone. O diferencial do jogo ? a acessibilidade. Muito mais f?cil que a vers?o para PC, em X-Plane 9 voc? n?o ir? passar horas e horas tentando ligar o avi?o.

Simulador de avi?o para Android e iOS tem gr?ficos medianos, mas funciona em qualquer device (Foto: Divulga??o)

S?o 10 avi?es gratuitos para testar em seis regi?es diferentes. X-Plane 9 ainda inclui um modo multiplayer. Por?m, o game pode decepcionar quem esperava uma grade de objetivos complexos. Ainda assim, vale pela simula??o em um dispositivo m?vel.

Download de X-Plane 9 | Windows, Mac, Linux, Android e iOS

-?FighterWing 2 (GR?TIS)

FighterWing 2 ? mais um jogo de avi?es que aposta na simula??o ao inv?s de elementos irreais, como m?sseis em avi?es da Segunda Guerra. O game convida o jogador para pilotar avi?es cl?ssicos como Spitfire e o Mustang P51 D. O destaque do jogo n?o s?o os gr?ficos, mas sim a jogabilidade bem calibrada.

Fighter Wings 2 ? o jogo menos realista da lista, mas um dos mais divertidos (Foto: Divulga??o)

Os comandos foram muito bem adaptados em telas touch, oferecendo uma boa experi?ncia de simula??o, mesmo com a proposta de jogo casual. Ao todo s?o 10 fases, mas ? poss?vel variar a dificuldade e aumentar o desafio.

Download de FighterWing 2 | Android 2.3 ou superior

- War Thunder (PAGO)

War Thunder ? um dos jogos mais bonitos de avi?es da atualidade. Dono de um realismo gr?fico de cair o queixo, o game apresenta um modo campanha extenso e imersivo, com dezenas de miss?es emocionantes. ? o game mais completo sobre conflitos e simula??o dispon?vel atualmente. S?o mais de 350 aeronaves de cinco na??es diferentes.

Simulador de guerra completo, War Thunder possui mais de 350 avi?es (Foto: Divulga??o)

O game possui tr?s modos bastante diferentes. No modo Arcade battles, ideal para o jogador casual, diversos gamers se enfrentam em combates online. O outro modo chamado de Realistic battles coloca, como o nome diz, mais realismo no jogo, com menos muni??o e mais letalidade das armas. J? o Simulator battles coloca dois times em na??es diferentes para duelar. V?rios elementos de f?sica que eram descartados nos dois primeiros modos est?o presentes e tornam este ?ltimo um deleite para os f?s de simula??o.

Download de War Thunder | Windows XP, OSX 10.9 ou superior e Linux

- Infinite Flight (PAGO)

Talvez o simulador mais popular nos smartphones e tablets seja Infinite Flight. Motivos para isso n?o faltam, mas podemos citar apenas um: os gr?ficos. Em dispositivos top de linha, Infinite Flight parece um simulador completo rodando na tela do celular.

O equivalente ao Flight Simulator para Android e iOS, Infinty Flight ? recheado de op??es (Foto: Divulga??o)

Seja para um curioso, ou para um piloto em forma??o, Infinite Flight apresenta conceitos avan?ados com: ILS, cartas de voo, aerovias e muito mais. S?o 35 avi?es e 14 regi?es diferentes. Para os novatos, o game apresenta pequenas aulas com instru??es de voo, como decolagem e aterrissagem. Infinite Flight, al?m de simulador, possui caracter?sticas de jogo com miss?es e conquistas.

Download de Infinite Flight | iOS 7.0 e Android 4.0 ou superior

Qual ? o melhor simulador de voo para PC??Opine no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.