O Gboard é um teclado virtual do Google para celulares que facilita a digitação, mas ao mesmo tempo envia uma quantidade elevada de informações sobre o smartphone para a gigante da internet. Para contornar essa situação existe o Modo Anônimo, que mantém todos os textos inseridos pelo usuário no próprio aparelho, e só envia informações caso o internauta queira abrir um site.

O Gboard normalmente coleta tudo o que o usuário digita, com o objetivo de alimentar o algoritmo do app e melhorar a experiência, mas é possível evitar que certos conteúdos sigilosos sejam enviados aos servidores. Neste tutorial, aprenda a configurar o recurso no Gboard Beta, versão experimental do software.

A função de digitação anônima foi disponibilizada inicialmente só para celulares com Android 8.0, mas depois foi liberada para qualquer aparelho com a versão 6.0 Marshmallow, mais antiga.

Aprenda a usar o modo anônimo do teclado Gboard (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o app Gboard no celular Android. Em seguida, acesse a Google Play Store, role a página até a inscrição no teste Beta e toque em “Aceitar”. Depois, selecione em “Participar”.

... style="padding-bottom: 85.6115107914%;">

Participe do programa Beta do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Atualize o Google Chrome e se certifique que está usando ao menos a versão 59 do navegador para celular. Para descobrir a informação, abra as configurações do app e acesse o menu “Sobre o Google Chrome”. Verifique em “Versão do aplicativo”.

Veja se o Chrome está pelo menos na versão 59 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Com Gboard e Chrome devidamente atualizados, abra uma aba anônima no navegador.

Abra uma guia privada no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao tocar na barra de endereços e começar a digitar, você perceberá que o teclado passa a exibir um fundo que indica digitação anônima. A partir daí, tudo o que você escrever será descartado ao fim da sessão e não será enviado ao Google.

Digite no novo teclado anônimo do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. A navegação anônima por si só já se livra do histórico de navegação. Já o Gboard em modo protegido fica responsável por excluir qualquer texto digitado na barra de endereços, campos de busca, de logins e outros formulários de sites.

Faça buscas e logins no Chrome sem gravar a digitação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao menos por enquanto, a digitação anônima do Gboard só funciona no Google Chrome. Assim como ocorre com outras funções, como o compartilhamento de GIFs, é possível que a chegada do recurso a outros locais dependa de adoção e suporte de outros desenvolvedores de apps.

Qual o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.