Os fotógrafos de alto nível sabem que uma boa foto não depende apenas de uma câmera profissional, pois é necessário experiência, habilidade e horas de edição. Para resolver a última peça desse “quebra-cabeça”, os engenheiros da Google mostram uma inteligência artificial (IA) que edita imagens como um profissional e os resultados são surpreendentes.

Nos testes feitos pela empresa, a máquina utilizou o gigantesco banco de fotos panorâmicas da ferramenta Google Street View tiradas em parques do Canadá, Estados Unidos e Itália. A inteligência artificial foi capaz de reconhecer, analisar, fazer ajustes, recortar, melhorar a saturação, o alcance dinâmico e a iluminação. Tudo isso com o intuito de deixar a produção final com um aspecto impactante e atraente.

Inteligência artificial edita o Rifugio Laghi Gemelli, na Itália; abaixo, imagem original; acima, foto editada pelo Google (Foto: Divulgação/Google)

Algumas pessoas podem acreditar que essa IA é a mesma utilizada em softwares pré-programados que aplicam efeitos em toda a imagem. Porém, não é assim que funciona: o projeto da gigante das buscas realiza testes e exames pontuais em diferentes partes de cada fotografia e, em seguida, faz ajustes precisos. Confira os resultados a seguir:

Parque Nacional Jasper, no Canadá

... 6.3898916968%;">

Inteligência artificial do Google edita foto do Parque Nacional Jasper (Foto: Divulgação/Google)

Parque Estadual Montaña de Oro, EUA

Inteligência artificial do Google edita foto do Parque Estadual dos EUA (Foto: Divulgação/Google)

Segundo a Google, o maior desafio para desenvolver essa IA foi dar aos algoritmos a capacidade de realizar uma avaliação subjetiva e precisa. Isso porque, ainda de acordo com a empresa, avaliar se uma fotografia é bonita ou não é um conceito altamente pessoal. Para treinar a máquina, os engenheiros tiveram que “viajar” por aproximadamente 40 mil imagens panorâmicas e com situações diferentes, até que ela conseguisse realizar essa tarefa sozinha e de maneira perfeita.

Por fim, a empresa convidou fotógrafos profissionais para avaliarem melhor a qualidade da edição feita pela inteligência artificial sem que eles soubessem que foram produzidas por uma máquina. Como resultado, eles classificaram 40% das imagens como profissionais ou semiprofissionais. A Google ainda citou que a intenção desse projeto não é substituir completamente um fotógrafo profissional, mas dar a oportunidade aos usuários comuns criarem fotos melhores.

Confira todas as fotos editadas pela inteligência artificial da Google aqui.

Quais os melhores aplicativos para edição de foto? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.