O Google Maps é o aplicativo de mapas nativo do Android, muito utilizado também por usuários de iPhone (iOS), mas ele não é o único com ferramentas avançadas de navegação. A Google Play Store e a App Store têm diversos programas que realizam esse tipo de serviço no celular. Entre as opções, é possível escolher apps que identificam engarrafamentos e o melhor caminho para evitar o trânsito.

Também há aplicativos com recurso de mapa offline, que dispensa o acesso à internet e pode ajudar a economizar dados de 3G ou 4G. Veja, na lista a seguir, cinco alternativas gratuitas ao Google Maps para usar no Brasil.

Aprenda a baixar uma rota do Google Maps para navegar offline (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Here Maps

O app Here tem visual simples e é bem fácil de usar. Inicialmente, ele exibe um mapa e pergunta para onde o usuário onde deseja ir. Ao digitar o endereço, o aplicativo mostra as condições atuais de tempo e distância para todas as rotas possíveis em todos os transportes: carro, transporte publico, bicicleta e até a pé. Ao optar pelo mapa na opção dirigir, o navegador já fica em primeiro plano com as orientações por voz para o motorista.

Para economizar internet, o aplicativo disponibiliza a opção de download de uma área para usar o mapa offline, sem necessidade de dados ou Wi-Fi. Ao clicar em "perto", sempre na parte inferior no mapa, o aplicativo ajuda o usuário a encontrar caixas eletrônicos, restaurantes, est

... acionamentos, farmácias, entre outros; ideal para turistas que não conhecem a cidade.

O Here mostra as rotas de todos os meios de locomoção (Foto: Reprodução/Karen Malek)

TomTom GO Brasil

O app da TomTom é para uso totalmente offline. Logo ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele já pergunta de qual região deseja baixar o mapa e fornece a opção de download para navegação sem acesso à internet. O aplicativo não tem um visual atrativo e o que chama atenção é o recurso de navegação 3D, que posiciona a tela com a visão exata de quem está dirigindo pela rua, ou no máximo, andando de bicicleta. O aplicativo não é indicado para quem utiliza transporte público, não há informações sobre essa categoria.

O TomTom Go é gratutito para testes. Após 75 km, é preciso pagar para usar de forma ilimitada. Outro ponto negativo é que os dados do programa podem ocupar muito espaço, visto que é necessário fazer o download do mapa para dirigir. Em nossos testes, o mapa do Brasil pesou cerca de 1 GB.

O TomTom é indicado para carros e é gratuito para testar (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Waze

O Waze é um dos apps mais usados para dirigir. O app tem integração com outros usuários, que podem enviar informações de trânsito. Os dados são atualizados praticamente em tempo real. As rotas são calculadas escolhendo o melhor caminho, tendo como base o trânsito e ocorrências no trajeto. No aplicativo, é possível planejar um percurso para viajar mais tarde, indicando a hora em que precisa chegar no destino. O Waze, baseado no trânsito, toca um alarme na hora em que o usuário precisa sair de casa para chegar na hora certa.

Assim com os outros aplicativos, o aplicativo possui instruções por voz, onde além das diversas opções disponíveis, é possível gravar sua própria voz. Para explorar locais próximos, é possível buscar por restaurantes, farmácias e até os preços nos postos de combustível. Os valores, assim como as condições de transito, são informados pelos usuários, o que com que esteja sempre atualizado. Com integração ao calendário do celular e do Facebook, os eventos podem ser sincronizados para guiar o usuário direto ao destino pelo aplicativo.

Com ocorrencias cedidas pelos usuários o app está sempre com informações atualizadas (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Maps.Me

O aplicativo Maps.Me também exige que seja baixado o mapa para navegação. Após o download, a internet só se faz necessária para acesso a fotos, preços e análises dos locais. Ao selecionar um destino, o aplicativo mostra a rota para carro, bicicleta e a pé. Caso haja elevação no trajeto a pé ou bicicleta, o próprio aplicativo indica os números. O Maps.Me também tem integração com o app da Uber, visto que é possível pedir um carro diretamente do aplicativo, assim como no Google Maps.

O mapa é completo, com informações de todos os estabelecimentos e de trânsito, assim, fica fácil buscar por hotéis, mercados, hospitais ou bancos ao redor. Ao iniciar a rota, o aplicativo guia por voz e acompanha o trajeto pelo GPS do aparelho, indicando a melhor rota, avaliando o trânsito atual e a distância.

O aplicativo funciona com navegação offline e auxilia com indicações de diversos estabelecimentos próximos (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Navmii GPS

O Navmii GPS também conta com o download de mapas para usar offline. Além do Brasil, o app permite baixar mapas de alguns outros países. No entanto, alguns lugares, como os Estados Unidos, requerem o download de um app específico para a região. Ao digitar um destino, o app mostra as opções de rota com distância e estimativa de chegada. Para ir a pé, basta alterar o modo para "caminhada". Durante o trajeto, é possível indicar trânsito, acidente e até a presença de polícia, para auxiliar outras pessoas.

Para deixar a viagem menos entediante, além das vozes que guiam o usuário durante todo o trajeto, o app possui integração com a biblioteca do celular, onde são exibidos controles de reprodução direto do aplicativo. Ao determinar o destino, o Navmii mostra informações como estacionamento mais próximo, restaurante e posto de gasolina. Para auxiliar o usuário, o app conta com integração com o Street View.

Com rotas a pé e para carros, o Navmii possui integração com a biblioteca musical do celular (Foto: Reprodução/Karen Malek)

Como ativar o áudio do Waze no radio do carro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.