O WhatsApp para Android tem um recurso pouco conhecido que permite gravar áudio em segundo plano. O gravador do mensageiro funciona mesmo ao usar outros apps no celular, permitindo captar o som do microfone por até 15 minutos de forma contínua. Não é preciso, portanto, segurar nenhum botão enquanto estiver gravando o som.

A função está presente somente para o sistema do Google e não chegou ainda para iPhone (iOS) e WhatsApp Web. Para usar, basta fazer o download da versão mais recente disponível na Play Store. Veja, no passo a passo a seguir, o tutorial de como gravar áudio em segundo plano no WhatsApp.

WhatsApp para Android tem gravador escondido (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Passo 1. Atualize o app do WhatsApp para Android para a versão mais recente disponível na Play Store.

Passo 2. Abra o mensageiro e selecione o chat no qual deseja enviar o áudio. Acesse o menu de compartilhamento (no botão em formato de clipe) e selecione “Áudio”. Você pode criar um chat com você mesmo, caso não queira compartilhar a gravação com amigos.

... 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">

Acesse a função de compartilhamento de áudio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você verá uma nova opção para gravar áudio no menu de compartilhamento. Toque no botão para acessar o gravador integrado ao WhatsApp. Na janela flutuante, toque em “Gravar” para começar a capturar o som do seu microfone.

Ative o gravador integrado do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Depois de iniciada a gravação, saia do WhatsApp e use o celular normalmente ou bloqueie o aparelho e deixe sobre a mesa. Perceba que, no topo da tela, há um novo ícone do mensageiro indicando áudio em andamento. Expanda a área de notificações para checar o tempo de gravação. Ao terminar, toque em “Parar” para salvar o áudio.

Interrompa a gravação por meio das notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Ao interromper a gravação, o WhatsApp abre automaticamente e exibe uma tela que permite realizar três ações: ouvir a gravação (botão play), cancelar e enviar no chat. Ao final, compartilhe a gravação na conversa como uma mensagem comum de áudio.

Ouça e envie na conversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.