Os HDs e pendrives formatados em FAT32 têm como grande vantagem a compatibilidade com todos os sistema operacionais do mercado — Windows, Linux e macOS. Entretanto, o formato possui algumas limitações, como tamanho de arquivos de 4 GB. Isso significa que dificilmente você conseguirá transferir filmes, por exemplo, para um pendrive do tipo.

Se você tem uma partição, HD externo ou pendrive e está sofrendo com as limitações do FAT32, confira a dica e aprenda a converter o disco para NTFS, que é muito mais moderno — porém compatível apenas com o sistema da Microsoft. Os arquivos não serão perdidos no processo, mas é sempre bom ter um backup.

Aprenda a converter partições, HDs externos e pendrives FAT32 para NTFS (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Passo 1. Conecte o pendrive ou HD externo ao computador e aguarde até que o dispositivo seja reconhecido pelo Windows;

Passo 2. Abra o Windows Explorer e acesse a pasta "Este Computador". Em seguida, anote a letra da unidade que o sistema atribuiu ao disco;

... e64,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">

Verifique a letra da unidade atribuída ao disco que você quer converter (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Digite "cmd" na barra de buscas e clique com o botão direito do mouse sobre "Prompt de Comando". Selecione a opção "Executar como administrador";

Execute o Prompt de Comandos com privilégios administrativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, entre com o comando "convert X: /FS:NTFS" (sem as aspas), substituindo o X pela letra da unidade que você anotou no segundo passo.

Dúvidas para formatar um HD NTFS em FAT32? Comente no Fórum do TechTudo.

Execute o comando indicado e aguarde (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Agora, é só aguardar até que o disco seja convertido para o formato NTFS. O processo pode demorar, dependendo do tamanho do seu pendrive ou HD.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.