O Google celebra nesta quarta-feira (11) os 44 anos do nascimento do Hip Hop. Com origem no Bronx, bairro do subúrbio de Nova York, o ritmo que ganhou o mundo engloba uma série de manifestações culturais da música negra como MCs, DJs, b-boys e b-girls, break dancers e também o graffiti. No Doodle de hoje, todos podem ser DJs! Com duas pick-ups (toca discos) e um mixer o Google propõe um desafio em dez níveis que vai de trocar um disco em uma batida até tocar uma mixagem completa com vários ritmos. Conforme o internauta acertar os comandos para os breaks, um troféu é exibido no tipo do Doodle do Google.

Doodle celebra Hip Hop — simule a mixagem de discos de vinil online (Foto: Reprodução/Google)

... div>

Em 11 de agosto de 1973, um jovem DJ de, apenas 18 anos, realizou uma festa em Nova York, nos Estados Unidos, e usou só os segmentos instrumentais de músicas para permitir que o público dançasse por mais tempo. Esses trechos (ou “breaks”) eram acompanhados de falas ao microfone de um amigo, um MC. A dupla de artistas do Bronx deu, então, origem ao Hip Hop. Para celebrar a data, o Google traz uma mesa de discotecagem virtual com discos famosos para mixar e interagir online.

O Doodle foi desenhado pelo designer e grafiteiro Cey Adams, também responsável pelo visual da mesa de mixagem de vinil. O usuário pode escolher álbuns clássicos, riscar e criar sua própria música com a ajuda do mouse ou dos dedos — no celular e em telas touchscreen. Antes, um vídeo rápido conta a história do Hip Hop, narrada por Fab 5 Freddy, famoso apresentador de um programa de TV dedicado ao estilo musical.

Doodle tem mesa de discotecagem — escolha os discos que você vai usar (Foto: Reprodução/Google)

A história do Hip Hop

O Hip Hop surgiu em festas estudantis no Bronx, em Nova York, e rapidamente ganhou fama entre os jovens locais. Adolescentes negros se aglomeravam em casas, parques e nas escolas para ouvir as primeiras criações dos novos DJs, sempre inspiradas nas tradições orais da cultura afro-americana. Ícones como o Grandmaster Flash e seu grupo Grandmaster Flash and the Furious Five; Coke La Rock, Afrika Bambaataa e Kool Herc surgiram dali e logo ganharam projeção nacional.

O Hip Hop teve influência jamaicana, se espalhando entre jovens descendentes de imigrantes do país caribenho nos Estados Unidos. Kool Herc, o adolescente nascido em Kingston, na Jamaica, que começou o movimento, ganhou o título de Pai do Hip Hop. Os grandes ícones do Hip Hop, porém, só surgiram com a mentoria de nomes do R&B, que viram o potencial comercial da nova música. Com a influência de quem já sabia com a indústria funcionava — especialmente com artistas negros — o Hip Hop ganhou força e permitiu o surgimento de grupos como o Public Enemy. Composto por Chuck D, Flavor Flav, DJ Lord, tornou-se um dos símbolos da Era de Ouro do Hip Hop também nos Estados Unidos.

Kool Herc, nascido na Jamaica, é considerado o pai do Hip Hop (Foto: Reprodução/Hip Hop Evolution)

De onde vem o nome Hip Hop?

Acredita-se que o nome hip hop venha da junção de dois termos em inglês que significam "algo atual" e "dança", respectivamente. Os artistas Keith "Cowboy" Wiggins e Grandmaster Flash são apontados como os primeiros usar o termo "hip hop" para nomear o novo estilo musical dançante e cheio de atitude que ajudaram a criar, já em 1978. O nome tinha como referência o trabalho da dupla no palco, responsável pela música da noite: um DJ e um rapper, ou os chamados "hip-hoppers".

Fama e Hollywood

O estilo alcançou o mainstream americano com discos como Straight Outta Compton, do N.W.A, que foi tema de filme homônimo indicado ao Oscar de 2015 de melhor roteiro. Daí, surgiram Dr. Dre e Ice Cube e muitos outros do outro lado do EUA, criando a cena de Los Angeles (LA).

Outras narrativas sobre o Hip Hop se tornaram bastante populares na Internet nos últimos anos. Na Netflix, a série The Get Down (cancelada após a segunda temporada), traz um romance tendo como pano de fundo a história do hip hop. Quem preferir um documentário, pode contar com a série Hip Hop Evolution, lançada em 2016, que conta a história do hip hop em quatro episódios dirigidos por Darby Wheeler.

Hip Hop brasileiro

No Brasil, o Hip Hop se destaca com artistas consagrados como Mano Brown e Sabotage, este já morto. Recentemente, ganharam notoriedade álbuns de Criolo, Tássia Reis, Rael e a dupla Issa Paz e Sara Donato.

Gostou? Conheça a história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.