Você gosta de comentar e curtir as atividades de amigos no Facebook? Ou é do tipo que adora publicar uma selfie? Evita divulgar a própria vida? Ou prefere usar a rede social para compartilhar eventos e notícias? Pesquisadores da Brigham Young University (BYU), nos Estados Unidos, divulgaram um estudo que define em quatro os tipos de usuários do Facebook.

De acordo com a pesquisa publicada em abril pela universidade, a rede social de Mark Zuckerberg pode ser dividida em alguns grandes grupos: construtores de relacionamento, divulgadores, selfies" e observadores. A pesquisa quis entender quais os motivos que levaram o Facebook a ter tanto sucesso entre os internautas.

Já curtiu o TechTudo no Facebook? Acesse facebook.com/techtudo (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

O Facebook é a maior rede social do mundo com uma base com mais de 2 bilhões de usuários. Cerca de 1,28 bilhões acessam a rede diariamente, com uma média de 35 minutos gastos por dia — segundo estimativas recentes de comportamento.

O estudo foi elaborado em duas etapas. A primeira com um formulário com 48 perguntas questionando os motivos pelo qual a pessoa acessa o Facebook. Entre as perguntas estão se o "Facebook é fonte de estresse e deixa depressivo" ou se a "rede social ajuda a expressar o amor à família". Cada pergunta tinha uma escala de resposta variando entre "mais parecida comigo" ou "menos parecida comigo".

A outra parte era uma entrevista individual, para entender melhor a vida de cada participante. Ao todo,

... foram 47 voluntários com idade entre 18 e 32 anos. Com base na análise das respostas do questionário e as entrevistas individuais, os pesquisadores conseguiram montar as categorias em que mais se encaixavam.

Os grupos dos construtores de relacionamento e dos selfies já eram esperados. A surpresa ficou por conta dos outros dois grupos, de divulgadores e observadores.

As pessoas podem se identificar com mais de um grupo, porém se encaixando mais em um único perfil. Foi observado, por exemplo, que grande parte dos pesquisados têm uma tendência para o grupo de selfies — os autorretrados.

Todos adoram um selfie e tendem a fazer parte deste grupo naturalmente (Foto: Pond5)

Entenda os quatro tipos de usuários do Facebook

Construtores de relacionamento

Este grupo de usuários enxerga o Facebook como uma forma de manter as amizades virtuais ou não. Consideram a rede social como uma extensão da própria vida real. Fazem questão de escrever comentários nos posts dos amigos e compartilham histórias sobre a família, além de vídeos e fotos motivacionais.

Observadores (stalkers)

Ao contrário dos construtores de relacionamento, os usuários deste grupo não costumam publicar assuntos sobre a vida pessoal. Enxergam o Facebook como uma vitrine, fazendo questão de visitar o perfil de outros usuários sem a necessidade de interação. Também sentem obrigação de estar na rede social.

Divulgadores

Os divulgadores não fazem questão de publicar sobre eles mesmo. Sentem a necessidade de informar os amigos sobre o que está acontecendo sobre outras coisas que julgam importantes. Compartilhar eventos e notícias é comum.

Selfies

Como o nome sugere, este grupo adora publicar fotos pessoais. Procuram autopromoção e adoram receber comentários e curtidas. Este tipo de usuário acredita que quanto mais notificações recebe, mais tem a aprovação dos amigos.

Via Daily Mail, TNW e IGI

Facebook dá erro e fecha sozinho? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.