Apesar de ter sido criada h? algum tempo, a holografia ainda desperta curiosidade e d?vidas em muitas pessoas. A tecnologia ? uma esp?cie de ?fotografia tridimensional? e funciona por causa da propriedade ondulat?rio da luz. Enquanto as fotos tradicionais registram somente a intensidade das ondas luminosas, a holografia grava, tamb?m, as sali?ncias e vales das ondas, criando imagens em relevo com o aux?lio de raio laser. O resultado a gente j? conhece em filmes, shows e uma s?rie de inven??es que surpreendem.

Luva inteligente promete ensinar qualquer um a desenhar; entenda

Hologramas j? marcaram presen?a em uma s?rie de filmes (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Inventada em 1948, a tecnologia dos hologramas ? obra do f?sico Dennis Gabor, da H?ngria, e rendeu nada mais, nada menos, que o Nobel de F?sica em 1971 ao criador.?Mas o que essa inven??o tem de t?o especial assim? Para que um holograma seja feito ? preciso fonte de luz propagada em somente uma dire??o (como o laser) e um filme hipersens?vel. A luz do raio ? dividida em dois feixes: um ilumina o objeto e a reflete sobre o filme e o segundo ilumina diretamente o filme.

Hoje em dia n?o ? preciso ir t?o longe para ver um holograma, ele pode estar at? na sua carteira. Aquelas figuras brilhantes e manchas coloridas de um cart?o de cr?dito, usadas para evitar falsifica??o, s?o hologramas ? apesar de n?o aparentarem nada de impressionante.?

Holograma tamb?m marcam presen?a nos cart?es (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Por outro lado, o holograma pode at? ?reviver? algu?m e isso j? aconteceu: j? vimos shows de personalidades como Cazuza, Michale Jackson, Tupac Shakur e Renato Russo com imagens hologr?ficas em cima de um palco.

Holograma de Tupac em 2012 (Foto: Reprodu??o/ArabParrot)

Isso n?o quer dizer que a maneira mais interessante da holografia n?o possa chegar ?s nossas m?os. Na China, j? h? o primeiro celular com holograma do mundo. O Takee 1 ? o primeiro smartphone da Xiaomi e possui sensores de movimento ? que acabam com a necessidade de tocar o aparelho. Al?m disso, s?o quatro c?meras nos quatro cantos do dispositivo que permitem a visualiza??o de imagens hologr?ficas, assim como o rastreio do olhar.

Takee 1 ? o primeiro celular com holograma (Foto: Divulga??o/Ximao)

A Microsoft tamb?m nos ajuda a ir para cenas como do filme ?Minority Report?. A empresa est? em fase de testes do computador HoloLens, dispositivo de realidade aumentada que mais se parece com um ?culos do que com um computador como voc? conhece.

HoloLens: conhe?a melhor o novo dispositivo de holograma da Microsoft

... componente-conteudo"> HoloLens nos leva a cenas de filmes (Foto: Divulga??o/Microsoft)

Se misturada a outras tecnologias, a inova??o pode ir al?m. A Intel apresentou na CES 2015 um prot?tipo de tela que projeta imagens sens?veis ao toque, algo que j? havia sido pensado por empresas menores. Com a tecnologia RealSense ? sensor de objetos capaz de aumentar a intelig?ncia a diferentes objetos ? as imagens se tornam interativas. Por?m, o projeto n?o est? em fase inicial de produ??o e ainda n?o foi dito para qu? a tecnologia ser? usada.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.