A reparação automática do Windows 10 pode não funcionar e deixar o seu PC em um bootloop que, frequentemente, não resolve o problema. Além disso, apenas é informado que "o Reparo Automático não conseguiu reparar seu PC". Então, o sistema oferece as opções para desligar o computador ou tentar resolver a questão com as "Opções avançadas". Entenda o motivo dos reparos automáticos acontecerem e como corrigir o loop no PC.

Reparo automático do Windows 10 não funciona? Veja como corrigir o loop no PC (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Como acontecem os laços de reparos automáticos?

O motivo mais comum para os loops de reparação automática é quando o Windows não é desligado corretamente - devido a um corte de energia, uma falha ou quando acaba a bateria do notebook, por exemplo.

Se isso acontecer, os dados no registro podem ser preenchidos com entradas incompletas e corrompidas, e o disco rígido pode ficar corrompido, já que o braço de leitura não teve tempo para entrar na posição de espera.

Para evitar que o PC entre no loop de reparo automático, sempre desligue o computador corretamente. Entretanto, se você não conseguiu evitar isso, veja as possíveis soluções para o problema.

Inicie o Windows normalmente

Vamos começar com a solução mais simples: às vezes, o loop de reparo automático pode ocorrer não porque realmente há um problema com o seu PC, mas porque o Windows pensa erroneamente que existe um.

Para contornar o loop, pressione F8 repetidamente quando o PC estiver inicializando, para entrar no Gerenciador de inicialização do Windows. Em seguida, selecione a opção "Iniciar o Windows normalmente".

... ia__image-centered">

Selecionando a opção "Iniciar o Windows Normalmente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Execute uma restauração do sistema

O próximo passo é tentar executar uma restauração do sistema. Para que isso funcione, tenha em mente que você precisará ter a proteção do sistema ativada anteriormente no Windows.

Seu loop de reparo automático deve levá-lo à tela azul chamada "Opções de inicialização avançada". Selecione "Solução de Problemas".

Acessando a opção "Solução de Problemas" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Na próxima tela, acesse o item "Opções avançadas".

Acessando o item "Opções avançadas" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Clique na opção "Restauração do sistema" e, depois, selecione uma data aterior ao início dos problemas.

Selecionando e entrando na opção "Restauração do Sistema" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Use o prompt de comando

Também é possível usar o prompt de comando para tentar fazer o seu PC sair do loop. Na tela de inicialização avançada, clique em "Solução de problemas", "Opções avançadas". A partir daí, clique em "Prompt de Comando".

Abrindo o Prompt de Comando nas "Opções avançadas" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Em seguida, insira os comandos abaixo, separados pela tecla Enter. Observe que para o último comando, o "c:" dependerá da letra da sua unidade do Windows.

  • bootrec.exe /rebuildbcd
  • bootrec.exe /fixmbr
  • bootrec.exe /fixboot
  • bootrec.exe /chkdsk /r c:

No pior dos casos, você precisará reinstalar o Windows. É possível fazer isso a partir da tela de inicialização avançada. Basta acessar "Solucionar problemas", "Redefinir seu PC" e seguir as instruções.

Pronto! Quando seu PC voltar a funcionar normalmente, tenha cuidado na hora de desligá-lo.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.