O Windows 95 completou 22 anos nesta quinta-feira (24). O sistema operacional é um marco para a Microsoft e para a indústria de computação. Apesar da idade, a versão que foi sucesso na década de 90 ainda resiste e está presente em alguns computadores. Pelo menos sete máquinas ainda rodam o velho software.

Esse número, na verdade, pode ser ainda maior. Os sete computadores — todos localizados em Taiwan — são os únicos que funcionam com o sistema e estão conectados à Internet. Diversos outros PCs com Windows 95 ainda podem estar em funcionamento no mundo todo, porém offline. Os dados são do site TNW.

Lançamento do Windows 95: sistema vendeu mais de 40 milhões de cópias (Foto: Divulgação/Microsoft)

Segurança

Ter um computador com Windows 95 pode expor os usuários a uma série de problemas de segurança. A Microsoft ofereceu suporte para o sistema até 2001. Ou seja, há 16 anos a versão não recebe atualização para falhas críticas e bugs.

Os motivos para permanecer com o Windows 95 podem ser os mais variados: o sistema pode estar sendo usado para rodar aplicações específicas em empresas, por exemplo. Além disso, atualizar todas as máquinas e instalar um sistema mais recente tem alto custo para as companhias. Entretanto, vale destacar que o preço a ser pago por consequências da falta de segurança pode ser bem maior.

Inovação

O Window 95 foi um dos maiores sucessos comerciais da Microsoft. Só no primeiro ano foram vendidas mais de 40 milhões de cópias da plataforma.

...

A introdução do Menu Iniciar (Start) foi uma das principais inovações que o sistema trouxe. A música Start Me Up, dos Rolling Stones, foi usada no comercial para apresentar o recurso. Além disso, a inserção da barra de tarefas mudou a forma como as pessoas interagiam com o computador. Hoje, o Windows 95 é visto como uma das maiores revoluções entre os sistema operacionais.

Não teve o contato com esse clássico da informática? Você pode testar o Windows 95 direto no navegador, graças a um site criado para comemorar os 20 anos do sistema.

Via TNW

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.