Organizar parágrafos e listas em ordem alfabética no Google Docs (Google Documentos) é possível. Apesar de não ser uma função nativa do software, como no caso do Microsoft Word, a extensão Sorted Paragraphs pode realizar essa função de maneira simples, deixando seus documentos mais organizados. O recurso ajuda na hora de fazer referências bibliográficas e listas de chamada, por exemplo. Veja, no passo a passo, como instalar e utilizar o complemento.

Descubra como organizar textos em ordem alfabética no Google Docs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 1. Com o documento aberto no Docs, selecione a guia "Complementos", na parte superior da tela, e depois clique em "Instalar complementos";

... AAEAAiEREiAxUYH/2gAIAQEABj8CoB4pcXK0y3hx0v/EABwQAAEFAAMAAAAAAAAAAAAAAAEAEBEhMVGRsf/aAAgBAQABPyEYAYACsBBlZc1HSDoA0lSWLeTb/9oADAMBAAIAAwAAABBQP//EABcRAAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAABESH/2gAIAQMBAT8QWKER/8QAFxEAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEhEf/aAAgBAgEBPxB2mtTT/8QAHxABAAIBAwUAAAAAAAAAAAAAAQARITFhoRBxgZGx/9oACAEBAAE/EHghCUKMGNDSAZysGdkocxZcRaA+5vThvzph4pvJ/9k=">

Clique em "Instalar complementos" (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 2. Na pop-up que será aberta, use a barra de pesquisas para buscar a extensão "Sorted Paragraphs". Quando encontrá-la, clique em "+ Grátis" para adicionar ao Docs;

Adicione a extensão "Sorted Paragraphs" ao Google Docs (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 3. Para funcionar, a extensão irá pedir algumas permissões. Clique em "Permitir" para concedê-las;

Conceda as permissões necessárias à extensão (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 4. Após a instalação, o app está pronto para uso. Para classificar os parágrafos em ordem alfabética, selecione o texto que deseja reorganizar, acesse "Complementos" > "Sorted Paragraphs" e clique em "Classificar de A para Z". Você também pode classificar de Z para A;

Use a nova extensão para organizar em ordem alfabética (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Passo 5. Pronto. Seu parágrafo ou lista está organizado em ordem alfabética.

O texto será organizado em ordem alfabética (Foto: Reprodução/Bruno Soares)

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.