O Facebook anunciou nesta segunda-feira (28) uma iniciativa inédita no mundo: o Estação Hack São Paulo. A rede social escolheu o Brasil para estrear o primeiro projeto do tipo em um local que vai abrigar cursos gratuitos de programação para jovens e workshops sobre empreendedorismo, planejamento de carreira e aceleração de startups. A iniciativa vai capacitar, principalmente, jovens de baixa renda, para estimular novos negócios e oferecer recursos para pequenos e médios empresários com foco em economia digital.

Projeto do Facebook em São Paulo estimula empreendedorismo entre jovens (Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo)

Ao todo serão oferecidas 7.400 bolsas por ano nas área de programação, planejamento de carreira e gestão de empresas. Alguns parceiros vão ajudar a rede social nesta empreitada como o MasterTech, a MadCode, o Reprograma, a JuniorAchievent e o Centro de Empreendedorismo e Negócios da FGV. A ONG Artemísia também participa em monitoria, implementando um programa de aceleração de negócios com potencial de alto impacto social.

Segundo o Facebook, nos últimos três anos, funcionários da rede social visitaram favelas brasileiras e ouviram histórias de pequenos empreendedores que usam a plataforma para divulgação. Atualmente, mais de 120 milhões de brasileiros usam a rede social e o Facebook quer estimular ainda mais o uso da “tecnologia a favor do seu negócio”, formando jovens neste setor.

Segundo Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook e do Instagram na América L

... atina, serão dez startups escolhidas por semestre com objetivo de estimular o negócio digital, a formação e o aperfeiçoamento de novos programadores em um país que, no momento, recebe o maior investimento da rede social na América Latina.

Facebook Estação Hack, em São Paulo, ainda está em obras (Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo)

“O Brasil está sendo particularmente relevante dentro da nossa missão, que é aproximar e conectar pessoas, criando comunidades”, disse.

“No fundo, todos nós conhecemos alguém que tem um sonho de criar um negócio, de causar um impacto na comunidade e ser bem sucedido. E o Estação Hack pode ajudar a tornar isso realidade”, completa, apontando que há uma demanda grande por profissionais de tecnologia no mundo todo e que o Brasil também ainda tem muito a avançar.

A escolha das startups ficará sob responsabilidade dos parceiros de monitoria e desenvolvimento. As inscrições de projetos para uma das dez vagas serão abertas ainda nos próximos meses e devem focar na formação de jovens com menos 20 anos.

O espaço fica localizado no coração da capital de SP, em um edifício na Av. Paulista, importando para os brasileiros o que chamaram de “DNA do Facebook”, que incorpora a cultura hack no dia a dia. Para a rede social “tudo está em permanente construção e pode ser aperfeiçoado de forma colaborativa”. Os planos da empresa são de abrir o local aos novos grupos de alunos até o fim do ano.

Jovens poderão inscrever seus projetos no Facebook Estação Hack (Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo)

Sobre o espaço Estação Hack SP

Ainda em obras, o Estação Hack São Paulo terá ao todo mil metros quadrados, três salas de aula com até 40 lugares cada e separadas por paredes móveis, espaço de convivência, sala de reunião e 52 estações de trabalho para abrigar startups selecionadas para os programas de aceleração.

De acordo com o Facebook, o Estação Hack também receberá sessões de seus programas de empreendedorismo e de marketing digital da rede social. Mais detalhes sobre os cursos serão publicados na página oficial do espaço no link www.facebook.com/EstacaoHack até dezembro de 2017.

Como ter conta verificada nas redes sociais? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.